Celebração da Diversidade Cultural
O 19° Festival Internacional de Dança de cabo frio teve início na última quinta-feira (4), na Universidade Estácio de Sá, destacando a rica diversidade cultural e artística do município. Este ano, o festival reúne cerca de 1.500 bailarinos de dez estados brasileiros e quatro países da América do Sul, incluindo Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
A cerimônia de abertura foi prestigiada por figuras importantes, como o prefeito Dr. Serginho, além dos secretários de Cultura e Eventos, Carlos Ernesto Lopes e Weverton de Andrade, e da superintendente de Turismo, Luane Ferreira. O público foi envolvido pela coreografia “Turbulência”, de Rafael Gomes, que trouxe à cena elementos dos ritmos afro-brasileiros e da cultura quilombola característica de cabo frio.
Os bailarinos locais Glayson Mendes e Beatriz Póvoas brilharam durante a apresentação, cativando a plateia com sua técnica e sensibilidade. Beatriz, por sua vez, foi homenageada com um buquê de flores pelo prefeito, que aproveitou para falar sobre a reforma do Ginásio Alfredo Barreto, localizado no Portinho. Ele enfatizou que essa obra é um investimento para as próximas edições do festival e ressaltou a relevância do evento para a cidade.
“Arte e educação elevam a alma e proporcionam experiências únicas. É gratificante apoiar um evento que coloca cabo frio em destaque no cenário internacional”, comentou o prefeito.
O festival prossegue até domingo (7), apresentando a Mostra Competitiva em diversas categorias como Infantil, Juvenil, Sênior e Avançado. As modalidades incluem Ballet Clássico, Ballet de Repertório, Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Jazz, Sapateado e Estilo Livre. Em adição às apresentações, o evento oferece workshops e masterclasses com reconhecidos nomes nacionais e internacionais da dança.
Na sexta-feira (5), a programação traz uma série de apresentações, incluindo Clássicos de Repertório, trechos do ballet “O Corsário” com solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Mostra Competitiva de Ballet Neoclássico e o “Pas de Deux” Águas Primaveris, que contará com Beatriz Póvoas e Michael William.
Leia também: Kamai Propõe Reconhecimento do Calendário Diocesano como Patrimônio Cultural em Rio Branco
Promovido pelo Ballet Marcia Sampaio, o Festival Internacional de Dança de cabo frio conta com o apoio da Prefeitura e é patrocinado pelo Conselho Municipal de Turismo, consolidando-se como o maior festival de dança do estado e o terceiro maior do Brasil.