Um Refúgio Natural no Coração do Estado do Rio de Janeiro
Engenheiro Paulo de Frontin, uma joia localizada no Centro-Sul Fluminense do Rio de Janeiro, tem ganhado destaque por sua beleza e pelo turismo rural que atrai visitantes em busca de tranquilidade. Originalmente um entreposto comercial com Minas Gerais, o município se desenvolveu a partir da Vila de Rodeio, um ponto estratégico para o comércio de gado.
A história da cidade remonta ao final do século XIX, quando a construção da Estrada de Ferro Dom Pedro II impulsionou seu crescimento. Gradualmente, a pequena povoação transformou-se em um destino convidativo, e em 1943, passou a ser conhecida como Soledade de Rodeio, até assumir, três anos depois, o nome que homenageia o engenheiro responsável pela duplicação da linha férrea, principalmente pelo Túnel 12, também chamado de ‘Túnel Grande’.
Além de sua importância ferroviária, a cidade é marcada por obras de infraestrutura que, entre outras coisas, garantiram o abastecimento de água durante períodos críticos, como a grande seca que afetou o Rio de Janeiro. O engenheiro Raimundo Teixeira Belfort Roxo também teve papel fundamental nesse desenvolvimento.
Leia também: Rio de Janeiro Investirá R$ 3,8 Milhões em Equipamentos de Exames Neurológicos para Escolas
Leia também: Rio de Janeiro Apresenta o Maior Calendário de Eventos da Sua História em 2025
A transposição da Serra do Mar exigiu a criação de 13 túneis, e o Túnel Grande, inaugurado em 1865, com seus 2.236 metros, conecta Paulo de Frontin a Mendes, sendo um marco histórico da ferrovia que atravessa a região.
Hoje, Engenheiro Paulo de Frontin é uma cidade tranquila, com cerca de 14 mil habitantes, que ostenta o título de Cidade Verde desde 1995. A cidade é famosa por seu clima ameno, matas preservadas da Serra do Mar e um cotidiano que oferece um refúgio da agitação urbana.
A preservação da vegetação nativa, com 56,4% de cobertura da Mata Atlântica, coloca Paulo de Frontin em um corredor ecológico que liga o Parque Estadual da Serra do Tinguá à Serra da Bocaina, destacando a biodiversidade local e a importância de sua conservação.
O turismo rural é uma das principais atrações da cidade, que é conhecida por sua natureza exuberante e rica história. Os visitantes podem desfrutar de atividades em centros de bem-estar e apreciar a cultura local, que tem na agricultura e pecuária suas bases econômicas, com destaque para a produção de leite e o cultivo de café, feijão e milho.
Leia também: Embratur Lança Plataforma Musical Rio de Janeiro Sounds para Promover a Cultura Brasileira
Leia também: Descubra Teresópolis: Um Refúgio Serrano com Gastronomia e Natureza
Fonte: odiariodorio.com.br
Uma das características que torna Engenheiro Paulo de Frontin tão atraente é a sua segurança. O baixo índice de violência contribui para a qualidade de vida dos moradores e para a experiência dos turistas que buscam um destino pacífico.
O ambiente natural da cidade é repleto de paisagens impressionantes, como cachoeiras, picos e trilhas que permitem avistar animais silvestres em seu habitat natural. O clima tropical de altitude proporciona temperaturas agradáveis durante todo o ano, criando um cenário perfeito para quem busca descanso em meio à natureza.
Um dos pontos turísticos mais famosos é o cachoeirão, que revela duas quedas d’água de 30 metros no seio da Mata Atlântica. Para os que buscam vistas ainda mais impressionantes, o Pico do Lírio se destaca como um mirante com 600 m², que possibilita avistar, em noites claras, até mesmo o Cristo Redentor.
Além disso, a montanha é um local procurado por radioamadores, que utilizam a estação repetidora do pico para competições e conexões com cidades em São Paulo e Espírito Santo.
O Lago Azul, com uma área de 40 mil metros quadrados, é um dos melhores locais para pesca na cidade. Os pescadores podem esperar capturar espécies como acará, lambari, traíra e bagre, em um ambiente rodeado por matas e trilhas que oferecem passeios relaxantes.
A estação ferroviária, inaugurada pela família imperial em 12 de julho de 1863, é outro ponto de interesse. Projetada no estilo das gares inglesas, inicialmente chamada de ‘Rodeio’, passou a ser conhecida como Paulo de Frontin na década de 1920, adicionando mais um capítulo à rica história do município.

