Cidade Imperial se Destaca como Destino Turístico
O feriado de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, que será comemorado no dia 20 deste mês, promete impulsionar o turismo em Petrópolis, de acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB). O fato de a data cair em uma terça-feira sugere que muitos cariocas poderão emendar a segunda-feira (19), criando assim um feriadão agradável.
Localizada a uma curta distância da capital fluminense, Petrópolis é vista como um refúgio ideal por muitos cariocas. A cidade oferece uma gama diversificada de atrações, incluindo atividades culturais, opções gastronômicas de qualidade, além de belíssimas paisagens naturais e um clima ameno, conforme apontado pelo PCVB.
O Diário de Petrópolis reporta que, durante o feriado, a cidade pode receber um grande número dos aproximadamente 630 mil servidores públicos, além de profissionais autônomos da capital, que buscam momentos de lazer na serra. Essa movimentação é considerada um grande benefício para o turismo local.
Fabiano Barros, presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, enfatiza que os feriados na capital fluminense geralmente geram efeitos positivos na economia e no turismo da região serrana. “Quando um feriado é exclusivo da capital e cai em um dia útil, observamos uma tendência clara de deslocamento para destinos próximos. Nesse sentido, Petrópolis se torna a escolha natural para quem deseja escapar da rotina sem precisar enfrentar longas viagens”, afirmou Barros.
Ele acrescentou que “não estamos falando apenas de ocupação hoteleira. O fluxo adicional também impacta restaurantes, comércio, atrações culturais, parques e serviços turísticos. Portanto, é uma oportunidade vital para aquecer a economia local”, conforme publicado pelo Diário de Petrópolis.
Com a série de feriados prolongados ao longo do ano, o PCVB reconhece a importância de campanhas constantes para promover Petrópolis como um destino turístico atrativo. “Nosso desafio é estar prontos para aproveitar essas janelas no calendário. Estamos trabalhando para posicionar Petrópolis como um destino acessível, completo e preparado para receber visitantes em diferentes épocas do ano”, disse Fabiano Barros. Ele também ressaltou a importância do alinhamento entre “calendário, infraestrutura e comunicação” para garantir que as iniciativas de atração turística tenham um impacto positivo na economia local.

