Uma Celebração Cultural e Musical em Iguaba Grande
A partir desta quinta-feira (10), Iguaba Grande se transforma em um verdadeiro centro cultural com a realização da FLIG 2025 — Feira Literária de Iguaba Grande. Com o tema “Lendo o Brasil – Um passaporte para a diversidade”, o evento promissor se estende por três dias, repleto de atividades gratuitas focadas em educação, arte e cultura. O destaque da primeira noite será o esperado show do cantor Delacruz, programado para as 22h, no palco Maria Fumaça.
A FLIG 2025 se destaca por reunir estudantes, educadores, artistas e a comunidade local em torno da valorização da leitura e das diversas expressões culturais. Mais do que uma simples feira de livros, o evento se estabelece como um projeto pedagógico de grande relevância, onde serão apresentados trabalhos escolares, bem como oficinas, apresentações teatrais, rodas de conversa, shows e palestras com convidados de renome nacional.
Programação Musical e Palestras Inspiradoras
Junto a Delacruz, a programação musical desta quinta-feira conta com a presença do rapper Emipê, que se apresentará em dois momentos: às 9h e às 15h no palco Aquarela do Brasil, e novamente às 20h no Maria Fumaça. Outro destaque do dia é a empreendedora social e comunicadora Monique Evelle, que participará de um bate-papo no pavilhão de palestras às 18h, enriquecendo ainda mais o evento com seus insights sobre inclusão e diversidade.
Nesta edição da FLIG, a estrutura foi ampliada para melhor atender o público, agora incluindo três palcos temáticos: Aquarela do Brasil, destinado às apresentações das escolas municipais; Brasil em Versos e Prosas, que será o palco para palestras e rodas de conversa; e Meu Brasil Brasileiro, espaço reservado para shows noturnos e intervenções culturais.
Fliguinha e Incentivo à Leitura Desde a Infância
Um dos pontos altos da feira é o retorno da Fliguinha, uma moeda fictícia distribuída a alunos e funcionários da rede municipal. Essa moeda poderá ser utilizada para a compra de livros no pavilhão literário, uma iniciativa que visa incentivar o acesso à leitura desde a infância e promover hábitos saudáveis de leitura entre os jovens.
A FLIG 2025 acontecerá até sábado (12), com uma programação repleta de nomes ilustres como Zezé Motta, Bráulio Bessa, Eduardo Bueno, Thiago Martins e Marcelo Falcão, além da presença do animado Mundo Bita. Os temas abordados nas atividades incluem diversidade, migração, resistência, identidade, inclusão e protagonismo juvenil, sempre com a intenção de formar leitores críticos e conscientes.
Programação Completa da FLIG 2025
Confira abaixo a programação do evento:
Quinta-feira – 10 de julho
Palco Aquarela do Brasil (Pavilhão das Escolas)
9h – Batalha de Rap com Emipê
10h – Mangueira do Amanhã
14h – Passinho Carioca
15h – Batalha de Rap com Emipê
17h – Ventarolas (Maracatu) e Cia de Danças Populares Afro-Brasileiras da Aldeia (Siriá/Carimbó)
Palco Brasil em Versos e Prosas (Pavilhão das Palestras)
16h – Matheus Ortiz
18h – Monique Evelle
Palco Meu Brasil Brasileiro (Maria Fumaça)
8h – Abertura com Banda Marcial Master
20h – Emipê
22h – Delacruz
Sexta-feira – 11 de julho
Palco Aquarela do Brasil
8h – Banda Marcial E. M. Alice Canellas
9h – Apresentação Quilombola
9h30 – Tapetes Contadores de Histórias
13h – Balé CEMO
14h – Sara do Vale
15h – Apresentações de diversas creches e escolas da rede municipal
Palco Brasil em Versos e Prosas
14h – Cafu e Mariah Morais
16h – Eduardo Bueno
18h – Zezé Motta e Aisha Jambo
Palco Meu Brasil Brasileiro
10h30 – Trupe Trupé
16h – Mundo Bita
20h – Pagode do Junior
22h – Thiago Martins
Sábado – 12 de julho
Palco Aquarela do Brasil
8h30 – Banda Marcial E. M. Nerea Esther
9h – Vadeia Aldeia (Jongo, Afoxé, Cacuriá)
9h30 em diante – Apresentações de diversas escolas municipais
13h – Peça “Os Saltimbancos”
14h30 – Teatro Grande Abaugi
15h30 – Iguadance – Dança Inclusiva
Palco Brasil em Versos e Prosas
12h15 – Princesa Libras
16h – Joyce Mura
18h – Bráulio Bessa
Palco Meu Brasil Brasileiro
16h30 – Violúdico
20h – Los Maresias
22h – Marcelo Falcão
A FLIG 2025 ocorrerá na Praça da Estação, com entrada gratuita, garantindo assim que todos tenham a oportunidade de celebrar a cultura e a literatura.