Uma Iniciativa Transformadora
Araruama vai receber, no próximo dia 22 de julho, a sua primeira Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A programação está marcada para ocorrer das 8h às 17h no Centro de Convenções, localizado na Praça Menino João Hélio, no coração da cidade.
Com o lema “Mais democracia. Mais igualdade e mais conquistas para todas”, a conferência é uma realização da Prefeitura de Araruama, através da Superintendência de Defesa da Mulher. O evento tem como objetivo reunir especialistas, autoridades e membros da sociedade civil para fomentar discussões sobre os direitos das mulheres e as políticas públicas relacionadas a essa temática.
Debates Relevantes para a Sociedade
Durante o evento, serão discutidos temas essenciais como sustentabilidade, saúde mental, combate à violência de gênero e as dificuldades enfrentadas pelo Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Além disso, a conferência contará com a formação de grupos de debate, que terão a responsabilidade de elaborar propostas a serem encaminhadas às esferas municipal, estadual e federal. Ao final das atividades, serão escolhidas delegadas que representarão o município na Conferência Estadual.
A programação inicia-se com o credenciamento às 8h, seguido de um coffee-break e a composição da mesa de autoridades às 9h. Às 10h, a poetisa Rosemere Caetano apresentará uma performance cultural.
Palestras com Especialistas
As palestras começam às 10h15, abordando o tema “Sustentabilidade e o Cuidado da Mulher”, com a participação de Sandra Barbosa, Elisabete Oliveira e Danielle Adonni. Em seguida, às 11h, Marisa Chaves de Souza discutirá o combate à violência contra as mulheres. Às 11h45, Edna Calheiros apresentará suas reflexões sobre o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. Logo depois, às 12h10, Andreza Tuler abordará a importante questão: “Quem cuida também precisa ser cuidada”. O intervalo para o almoço está programado para iniciar às 12h30.
Participação Ativa e Propostas Construtivas
Leia também: Araruama Realiza a 1ª Conferência de Políticas para Mulheres: Um Marco por Igualdade e Direitos
Leia também: Araruama Realiza a 1ª Conferência de Políticas para Mulheres: Um Marco por Igualdade e Direitos
No período da tarde, a partir das 14h, os participantes serão organizados em grupos temáticos, onde poderão debater e criar propostas eficazes. Às 16h, os grupos retornarão à plenária para a votação das propostas a serem direcionadas aos três níveis de governo. A escolha das delegadas que representarão Araruama na conferência estadual acontecerá às 16h30. O encerramento do evento está previsto para as 17h, com um novo coffee-break.
A conferência é aberta ao público, com a proposta de fomentar um diálogo construtivo entre o poder público e as mulheres da comunidade. O objetivo é garantir mais representatividade, equidade e justiça social através de ações efetivas e propostas que envolvam a participação de todos.