Resultados do SISU mostram a força da educação na Bahia
Na última quinta-feira (29), os resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU) foram divulgados, revelando a trajetória de sucesso dos alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em novembro do ano anterior. A análise da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) demonstra que centenas de estudantes de colégios estaduais foram aprovados em instituições públicas federais e estaduais na Bahia. Essa conquista é um reflexo da qualidade do ensino na rede estadual baiana e do empenho de seus alunos.
De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), a Bahia ocupou a terceira posição no Brasil em 2023, com 21.963 aprovações de estudantes da rede pública nas universidades por meio do SISU, ficando atrás apenas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, expressou sua confiança no alto número de aprovações. “Sempre acreditei que teríamos um grande resultado. Embora os números oficiais ainda não tenham sido divulgados, as escolas já iniciaram a verificação com seus alunos e o número de aprovações continua a aumentar, tanto nas universidades estaduais quanto federais. Esse sucesso é resultado da dedicação desses jovens, dos profissionais de educação e das políticas do governo que incentivam o protagonismo estudantil, além dos investimentos em novas escolas de tempo integral”, afirmou.
Estudantes celebram novas conquistas acadêmicas
Com a aprovação no SISU, os estudantes estão experimentando o início de uma nova fase em suas vidas e a realização de sonhos por meio de cursos como Medicina, Direito, Engenharia da Cibersegurança, Agronomia e Química, além de Fonoaudiologia, Oceanografia e Biologia.
Um exemplo inspirador é o de Manoel Antônio, aluno do Colégio Estadual Maria Quitéria, em Gentio do Ouro, que foi aprovado no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Oeste Baiano (UFOB). “Foi uma grande surpresa para mim, pois esta foi a minha primeira vez fazendo o ENEM e já consegui o curso dos meus sonhos. Me sinto privilegiado por ter sido aprovado em uma universidade federal”, compartilhou.
Outro exemplo é o estudante Wilton Júlio Pereira, do CETEP SSF II Antônio Conselheiro, em Uauá, que conquistou uma vaga no curso de Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). “Consegui balancear meu tempo entre os estudos e as atividades esportivas e de lazer. Acredito que, para alcançar um bom resultado, é importante não apenas estudar, mas também cuidar do corpo e da mente”, destacou.

