Desfalque à Beira do Campo
O Botafogo dá início à sua trajetória no Campeonato Carioca 2026 nesta quinta-feira (15). A equipe enfrentará a Portuguesa no Estádio Luso-Brasileiro, às 19h (horário de Brasília). O time alvinegro, porém, terá um desfalque significativo: o técnico Martin Anselmi ainda não estará à beira do gramado. O argentino segue desenvolvendo o trabalho com o elenco principal, mas sua estreia acontecerá apenas no dia 21 de janeiro, no Estádio Nilton Santos, contra o Volta Redonda. Por enquanto, quem estará no comando será Rodrigo Bellão, atual técnico da base do clube.
Elenco Jovem em Ação
Para esta primeira partida, o Botafogo contará com vários jovens talentos das categorias de base. Muitos destes atletas já tiveram a oportunidade de mostrar seu potencial em outras competições e, no jogo de estreia, terão a chance de confirmar suas habilidades novamente na Ilha do Governador. A expectativa é alta, já que a equipe busca um bom desempenho inicial para alavancar sua campanha no torneio.
Portuguesa em Busca de Reabilitação
Por outro lado, a Portuguesa já tem um jogo nas pernas nesta edição do Campeonato Carioca. No último dia 11, a equipe empatou em 1 a 1 com o Flamengo, em um confronto antecipado da quinta rodada do torneio. O motivo do duelo antecipado foi a participação do Flamengo na final da Supercopa do Brasil contra o Corinthians, marcada para o dia 1 de fevereiro.
Escalações e Expectativas
Ambas as equipes têm muita expectativa para este confronto. A formação da Portuguesa é a seguinte: Douglas Borges; Sávio, Carlos Henrique, Lucas Costa e Guilherme Santos; Henrique Rocha, João Paulo e Bruno Mota (substituído por Romarinho); Guilherme Silveira; Rhuan e Léo Muchacho. O técnico Alex Nascif espera que sua equipe aproveite o embalo do empate anterior para conquistar os três pontos em casa.
Já o Botafogo, que promete surpresas com os jovens atletas, deverá escalar Heitor; Devid, Kawan, Peixoto e Gregory; Kauê, Gabriel Cunha e Charles; Fabiano, Vargas e Kayke. Sob o comando de Rodrigo Bellão, o time buscará um bom resultado fora de casa para dar confiança ao grupo.
Com a bola rolando, será interessante observar como a experiência da Portuguesa influenciará o jogo frente a um Botafogo que, mesmo sem seu comandante habitual, espera contar com o vigor e a determinação de seus jovens jogadores. O duelo promete ser emocionante, com os dois times buscando iniciar sua campanha com uma vitória significativa.

