Ensaios das Escolas de Samba
Neste sábado, dia 31, quatro renomadas escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro estarão se apresentando na famosa Marquês de Sapucaí. As agremiações que vão agitar a plateia são: Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Salgueiro, Paraíso do Tuiuti e Portela. Com entrada franca, é necessário apresentar um ingresso digital previamente retirado pelo aplicativo do Rio Carnaval. Para aqueles que não conseguiram garantir o acesso, haverá a possibilidade de acompanhar as apresentações de forma tradicional, até que os setores das arquibancadas e frisas atinjam sua capacidade máxima.
Durante a noite, o público terá a chance de apreciar os sambas-enredo que as escolas vêm preparando para o Carnaval, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Essa é uma excelente oportunidade para sentir o clima da folia que se aproxima e para se conectar com a rica tradição do samba carioca.
Enredos que Encantam
A Unidos de Vila Isabel promete emocionar com o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”. Esta apresentação é uma homenagem a Heitor dos Prazeres e conta com a assinatura dos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad, além do enredista Vinicius Natal. Vale ressaltar que a dupla fará sua estreia na escola após uma passagem pela Grande Rio.
Por sua vez, o Acadêmicos do Salgueiro trará ao público a narrativa de “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, do bacalhau e do pirata da perna-de-pau”. A agremiação busca encerrar um jejum de 17 anos sem vitórias, tendo finalizado a última apuração na sétima colocação, com 269,2 pontos, e fora do Desfile das Campeãs.
O Paraíso do Tuiuti também não ficará atrás e apresentará o enredo “Lonã Ifá Lukumí”, que abordará a religião Ifá, entrelaçando ritmos brasileiros e caribenhos em sua melodia vibrante. É uma proposta que reflete a riqueza cultural da nossa diversidade.
Por último, a Portela, conhecida como a Majestade do Samba, mostrará o enredo “O Mistério do Príncipe de Bará – A oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”. A escola faz homenagem ao Príncipe Custódio, uma figura histórica e espiritual do início do século 20, ressaltando a força da ancestralidade negra, a cultura afro-gaúcha e sua influência no Batuque.
Programação de Ensaios
Os ensaios técnicos de hoje prometem ser um verdadeiro espetáculo à parte. Além de ser uma chance única de ver de perto os detalhes das apresentações, também será um momento de interação e celebração da cultura popular carioca. Portanto, prepare-se para uma noite de muita música, dança e alegria que promete aquecer os corações dos sambistas e foliões que já estão ansiosos pela chegada do Carnaval.

