segurança Operacional em Debate no WSOP 2025
Nos dias 12 e 13 de agosto, a cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, será o palco do IV Workshop de segurança Operacional de Poços (WSOP), um evento promovido pela Sociedade de Engenheiros de Petróleo (SPE). Com a temática central “A Jornada da segurança de Poços: Passado, Presente e Futuro”, o evento reunirá especialistas e líderes do setor para discutir práticas e inovações que moldam a segurança operacional na indústria de perfuração offshore.
A Foresea, uma das principais referências em segurança e eficiência operacional, terá um papel de destaque no evento. No primeiro dia, a empresa participará do painel “As Diferenças de Geração no Ambiente Offshore e os Impactos na segurança Operacional”, que contará com três apresentações. O Diretor de Operações da Foresea, Renato Costa, será o chair do painel e abrirá a discussão com a palestra “Conflito de Gerações é Realmente uma Coisa Nova em Nossa Indústria?”.
Leia também: Violência contra a mulher no Rio de Janeiro: dados alarmantes do Anuário de Segurança Pública 2025
Além dele, o Superintendente de Plataforma, Rodrigo Cova, trará uma visão prática ao apresentar “A Visão do Front: Como um RigSup Vê o Dia a Dia Dessa Convivência em Sua Unidade?”. O painel também contará com a mediação de João Guandalini, Gerente de Inovação da Foresea, que incentivará a interação entre os participantes e o público.
Inovação e Tecnologia na segurança de Poços
No segundo dia do workshop, a Foresea será parte do painel “Inovação: Construindo um Ambiente Operacional cada Vez mais Tecnológico e Seguro”. Emanuel Isaac dos Santos, Gerente de Engenharia da empresa, apresentará a palestra “De Olho nas Linhas: Como a Gestão de Integridade Cuida da Saúde das Nossas Unidades Offshore”. Em sua apresentação, ele enfatizará as vantagens do uso da tecnologia B-Scan, que promete aumentar a segurança, eficiência e confiabilidade no mapeamento da integridade das unidades, ressaltando que a prevenção é sempre mais eficaz e econômica do que a reação a falhas.
Leia também: Violência contra a mulher no Rio de Janeiro: dados alarmantes do Anuário de Segurança Pública 2025
O WSOP é um importante fórum para a discussão sobre perfuração offshore, reunindo empresas, reguladores e especialistas com o objetivo de compartilhar experiências e soluções que fortaleçam a indústria. A participação da Foresea reafirma seu compromisso com a evolução da segurança operacional, além de fomentar o desenvolvimento de práticas e tecnologias inovadoras. Para quem deseja acompanhar a programação do evento, ela está disponível no site oficial: programação do WSOP.
Sobre a Foresea
A Foresea se destaca no setor de perfuração offshore, oferecendo uma ampla gama de soluções e contando com uma frota própria que inclui as sondas ODN I, ODN II, Norbe VI, Norbe VIII e Norbe IX, todas com contratos ativos. A empresa também gerencia dois ativos de perfuração de terceiros, Hunter Queen e Polvo-A.
Com a certificação internacional de qualidade APIQ2 para toda sua frota, a Foresea apresenta o maior índice de uptime operacional do mercado. Seus princípios centrais incluem a busca pela alta performance operacional, sempre respeitando a segurança de seus colaboradores e do meio ambiente. Além disso, a empresa valoriza parcerias e a confiança dos clientes, respeitando os princípios de ESG e adotando rigorosas práticas ambientais, sociais e de governança. Para mais detalhes sobre a Foresea, visite seu site oficial em foresea.com.