Jornada de Imersão Acadêmica em Centro de Excelência
A primeira comitiva do programa “Do Piauí Para o Mundo”, que reúne 68 estudantes da rede estadual de educação, já se encontra no Rio de Janeiro, onde participarão de uma jornada de imersão acadêmica de 23 a 27 de fevereiro. Eles embarcaram na madrugada de domingo (22) e, no dia anterior, participaram de um evento de acolhida e orientação em Teresina.
O encontro ocorreu no Gran Hotel Arrey e foi conduzido pelo secretário de Educação, Rodrigo Torres, que deu as boas-vindas aos alunos. Esta iniciativa faz parte de uma estratégia que visa expandir o programa, que inicialmente estava focado em intercâmbios educacionais, para agora incluir experiências formativas em centros de excelência ao redor do Brasil.
O objetivo é garantir que os estudantes que se destacarem na edição de 2025, especialmente durante o hackathon do programa, tenham acesso a ambientes acadêmicos e tecnológicos de referência, fortalecendo sua formação e ampliando suas perspectivas profissionais.
Durante o evento, Rodrigo Torres pontuou que a experiência é um investimento direto no potencial dos estudantes da rede estadual e reforça a política de valorização do talento piauiense. Segundo ele, “a imersão faz parte de uma estratégia estruturada de formação que aproxima nossos alunos de centros de excelência e amplia seus repertórios científicos, tecnológicos e culturais. Essa ação reflete a prioridade do governador Rafael Fonteles em investir na educação pública, como uma ferramenta de geração de oportunidades, fortalecendo competências, estimulando a inovação e preparando a juventude piauiense para os desafios acadêmicos e profissionais cada vez mais exigentes”.
A programação da imersão, que começa nesta segunda-feira (23), será realizada no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA Tech). As atividades também terão lugar no Porto Maravalley, um hub de inovação situado na zona portuária do Rio de Janeiro. Ao longo de cinco dias, os participantes participarão de uma agenda formativa que integra teoria e prática, com ênfase em matemática aplicada, desenvolvimento de soluções tecnológicas para desafios reais e intercâmbio acadêmico e cultural com pesquisadores e especialistas.
Entre os estudantes, Mirela Berg, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Cônego Cardoso, localizado em Castelo do Piauí, destacou a importância da imersão para seu aprendizado. “Estou cheia de expectativas positivas. Vejo essa viagem como uma oportunidade única de conhecer o IMPA Tech e diferentes espaços culturais. Como medalhista da Olimpíada Brasileira de Astronomia, tenho um grande interesse em visitar o planetário e o museu, além de participar das oficinas de tecnologia. Nosso objetivo é aprimorar o projeto que estamos desenvolvendo e transformar essa vivência em aprendizado e crescimento acadêmico”, afirmou Mirela.
O primeiro ciclo reunirá estudantes e professores de sete Centros Estaduais de Tempo Integral da rede, incluindo o Ceti Professora Raquel Magalhães, em Parnaíba; Ceti Cônego Cardoso, em Castelo do Piauí; Ceti Dr. Francisco Luiz de Macedo, em Padre Marcos; Ceti Lucinete Santana da Silva, em Paulistana; Ceti Professor Francisco José Tibúrcio, em Betânia do Piauí; Ceti Dr. João Carvalho, em Dom Expedito Lopes; e Ceti Frei José Apicella, em Guadalupe.
O encerramento das atividades do primeiro grupo está agendado para o dia 27 de fevereiro (sexta-feira). Em paralelo, a Secretaria de Educação (Seduc) já está organizando o embarque da segunda comitiva, programado para 1º de março, fechando assim o ciclo de experiências formativas da edição 2025 do programa.
Além disso, essa ação complementa as oportunidades internacionais já oferecidas, que possibilitaram a estudantes piauienses vivências educacionais em países como Alemanha, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal e Singapura. O programa se consolida, portanto, como uma das principais estratégias de internacionalização e inovação educacional no estado.

