Parceria Inovadora para o Transporte Aquaviário
A Prefeitura de Maricá deu um passo significativo na manhã de segunda-feira (11), ao assinar um termo de cooperação técnica com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). O acordo marca o lançamento do projeto “Vermelhinho das Águas”, que promete ser o primeiro sistema municipal aquaviário gratuito para passageiros e cargas da cidade. O evento ocorreu na sede da Codemar, onde uma proposta técnica detalhando a instalação de estações aquaviárias em diversos bairros foi apresentada.
“Os cidadãos poderão navegar pelas lagoas de Maricá sem custo. Vamos otimizar também o fluxo de cargas. Todo o planejamento inclui, futuramente, a implementação de um ferryboat ligando Ponta Negra ao aeroporto Santos Dumont. Isso é uma verdadeira revolução”, declarou o prefeito Washington Quaquá.
Um Novo Modal de Transporte para Maricá
O “Vermelhinho das Águas” é uma iniciativa que visa integrar as lagoas da região, com estações programadas para as orlas das Amendoeiras, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Araçatiba, e pontos adicionais na Barra de Maricá, Jacaroá, Bambuí, Guarapina e Jaconé. O projeto não só facilitará o transporte de passageiros, mas também será fundamental para o escoamento de produtos locais, além de se integrar ao “Caminho das Artes”, um futuro complexo que incluirá museus, praças e áreas de lazer.
“Estamos comprometidos em melhorar a fluidez da cidade, aproveitando ao máximo a disposição de nossas lagoas. Queremos que tanto os moradores quanto os visitantes tenham acesso a diferentes meios de transporte. Integrar os modais aquaviários ao transporte público representa um grande avanço para a nossa cidade”, comentou Celso Pansera, presidente da Codemar.
Estudos de Viabilidade em Andamento
Após a formalização da parceria, as autoridades envolvidas no projeto realizaram visitas técnicas a locais como Boqueirão, Ponte Preta e Ponta Negra, percorrendo uma parte do trajeto planejado para o novo sistema de transporte.
“Estávamos estudando esse projeto há um ano antes de firmar o acordo de cooperação com Maricá. Agora, iniciaremos os estudos de viabilidade para garantir que as áreas escolhidas sejam adequadas. Em seguida, desenvolveremos o projeto executivo necessário para dar início às obras”, afirmou Mauro Medeiros de Carvalho Junior, chefe do serviço de Engenharia Aquaviária do DNIT.
Impactos no turismo e na Economia Local
Leia também: Hugo Motta elogia vídeo de Felca e promete discutir projeto sobre sexualização infantil
Além de otimizar a locomoção dos usuários, o “Vermelhinho das Águas” tem o potencial de estimular o turismo e aumentar a renda dos pescadores locais. Segundo Rodrigo Corrêa, diretor de Obras da Codemar, todos esses aspectos serão considerados até a conclusão do projeto.
“O transporte aquaviário é uma realidade que está emergindo e temos um caminho pela frente. Os pescadores, por exemplo, são nossos aliados. Eles estarão envolvidos em cada decisão, visto que a pesca é uma atividade essencial na nossa cidade. Este sistema de transporte vai conectar ainda mais os pescadores com os moradores de Maricá e com outras comunidades”, concluiu Rodrigo Corrêa.
Fotos: Bernardo Gomes