Carnaval Carioca: Uma Celebração da Cultura
No antecipo do Carnaval de 2026, o programa Cena do Samba revelou os 12 sambas-enredo que embalarão as apresentações do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Transmitido aos domingos, às 12h, sob a apresentação de Marluci Ribeiro e Tiago Medeiros, o programa promete uma viagem musical que será repetida no sábado seguinte, às 14h. Os sambas serão apresentados na mesma sequência dos desfiles na icônica Marquês de Sapucaí, que acontecerão nas noites de domingo, segunda e terça-feira, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Este ano, as escolas de samba homenagearão políticos, artistas, escritores e personalidades que contribuíram significativamente para a cultura brasileira, além de abordarem temas relacionados a movimentos religiosos e culturais. O evento promete ser uma rica celebração da diversidade e da história do Brasil, refletindo a paixão e a criatividade que caracterizam o Carnaval carioca.
As Musicas que Marcarão o Carnaval 2026
Entre os sambas destacados, destacam-se uma variedade de composições. Misturando história e emoção, as músicas incluem:
- EMERSON DIAS (ACADÊMICOS DE NITERÓI 2026) – “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”
- PITTY DE MENEZES (IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE 2026) – “Camaleônico”
- ZÉ PAULO SIERRA (PORTELA 2026) – “O Mistério do Príncipe do Bará – A oração do negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”
- DOWGLAS DINIZ (ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA 2026) – “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju – o Guardião da Amazônia Negra”
- IGOR VIANNA (MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL 2026) – “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”
- NINO DO MILÊNIO E JESSICA MARTIN (BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS 2026) – “Bembé”
- WANDER PIRES (UNIDOS DO VIRADOURO 2026) – “Pra Cima, Ciça!”
- MARQUINHO ART SAMBA (UNIDOS DA TIJUCA 2026) – “Carolina Maria de Jesus”
- PIXULÉ (PARAÍSO DO TUIUTI 2026) – “Lonã Ifá Lukumi”
- TINGA (UNIDOS DE VILA ISABEL 2026) – “Macumbembê, Samborembá: Sonhei Que Um Sambista Sonhou A África”
- EVANDRO MALANDRO (ACADÊMICOS DO GRANDE RIO 2026) – “A Nação do Mangue”
- IGOR SORRISO (ACADÊMICOS DO SALGUEIRO 2026) – “A Delirante Jornada Carnavalesca da Professora Que Não Tinha Medo de Bruxa, do Bacalhau e do Pirata da Perna-de-pau”
Com essas composições, cada escola traz à tona seu enredo, repleto de referências que podem ecoar nas lembranças coletivas dos foliões. O Carnaval do Rio de Janeiro é uma das celebrações mais aguardadas do país, e os sambas-enredo são, sem dúvida, o coração pulsante dessa festa.
Assim, os apaixonados pelo samba e pela cultura brasileira têm muito a esperar e a celebrar. O Cena do Samba cumpre seu papel ao trazer à luz as músicas que vão embalar os desfiles, garantindo que as tradições e a diversidade continuem a prosperar durante essa grande festividade.

