Reconhecimento das Boas Práticas em Educação Climática
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) do Rio de Janeiro anunciou a abertura das inscrições para a primeira edição do Selo Escola Climática 2025. Essa iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), tem como objetivo reconhecer e validar as Unidades Escolares da Rede Municipal que se destacarem em práticas pedagógicas e de gestão voltadas à educação climática durante o ano letivo de 2025. As 125 unidades escolares que obtiverem as melhores pontuações receberão um selo digital, além de um diploma físico, que será entregue em uma cerimônia oficial. Essas instituições se tornarão referências para inspirar ações no próximo ciclo de 2026. O edital convida as escolas a desempenharem um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.
Segundo Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima, “o selo não apenas valoriza as boas práticas já existentes, mas também incentiva as escolas a se tornarem polos de resiliência e sustentabilidade em suas comunidades. Isso prepara o caminho para um ciclo de apoio e fomento em 2026, com a formação de agentes ambientais climáticos mirins”.
Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação, também enfatizou a importância da educação climática nas escolas. “É fundamental que as instituições de ensino estimulem os alunos a desenvolverem uma relação de cuidado e responsabilidade com o planeta. Essas atitudes devem ser levadas além do ambiente escolar, sendo replicadas em suas casas e comunidades. Nosso objetivo é construir uma cidade mais sustentável e comprometida com o futuro das próximas gerações”, afirmou Ferreirinha.
Avaliação Baseada em Eixos Temáticos
Leia também: Polícia Federal Revela Estado Paralelo em Rio de Janeiro Envolvendo ‘Capos da Política’
Leia também: Turismo Gera R$ 24,5 Bilhões na Economia do Rio de Janeiro em 2025
A coordenadora do Centro de Educação Ambiental (CEA/SMAC), Márcia Costa, destacou que a avaliação das unidades será realizada com base em três eixos temáticos principais. O primeiro eixo aborda a gestão de recursos e infraestrutura verde, focando em hortas, gestão de resíduos, compostagem e ações de controle de água e energia. O segundo eixo diz respeito às práticas pedagógicas e ao currículo, que devem incluir o conceito climático/ambiental no Projeto Político Pedagógico (PPP). Por fim, o terceiro eixo se refere ao engajamento e à cidadania climática, onde a comunidade escolar é incentivada a ultrapassar as fronteiras da escola através da formação de agentes mirins.
As inscrições para a certificação são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de dezembro de 2025. As unidades interessadas devem enviar ao CEA/SMAC a ficha de inscrição, disponível no edital, devidamente preenchida e assinada pela direção da unidade escolar. Além disso, é necessário enviar um Relatório de Atividades de 2025 e um portfólio de evidências que corroborem o trabalho de educação ambiental realizado na unidade. Os relatórios devem incluir uma lista de presença em mutirões, fotos de oficinas com pais, relatos de reuniões temáticas, imagens de ações realizadas em praças, rios e praias, além de parcerias com associações de moradores ou ONGs.
Detalhes Importantes sobre o Processo de Inscrição
Leia também: Rio de Janeiro Investirá R$ 3,8 Milhões em Equipamentos de Exames Neurológicos para Escolas
Leia também: Barra Mansa Participa do Encerramento do Programa de Mentoria em Educação Ambiental
Fonte: odiariodorio.com.br
Para os interessados, aqui estão algumas informações essenciais:
- Período de Inscrição: 11 a 20 de dezembro de 2025
- Divulgação do Resultado Preliminar: 2 de janeiro de 2026
- Publicação do Resultado Final: 10 de janeiro de 2026
Os interessados devem enviar suas inscrições para o e-mail cea.smac@prefeitura.rio. Acesse o edital para mais informações sobre o processo de inscrição e requisitos necessários.

