Funcionamento das Unidades Culturais em SP
Com o início de um novo ano, a cidade de São Paulo anunciou alterações no horário de funcionamento dos serviços culturais municipais nos dias 3 e 4 de janeiro. Após um recesso que se estendeu de 22 de dezembro a 2 de janeiro, várias unidades estarão operando com horários especiais.
O Histórico Municipal, por exemplo, permanecerá fechado. Em contrapartida, o Beco do Pinto funcionará normalmente nesses dois dias, das 9h às 17h.
A Biblioteca Mário de Andrade terá seu funcionamento modificado. As áreas comuns abrirão entre os dias 3 e 4, das 9h às 18h, mas as coleções circulantes estarão indisponíveis para consulta, pois passarão por um inventário. A previsão é de que esses serviços sejam retomados em 11 de janeiro. Outras seções da biblioteca, incluindo Raros, Artes, São Paulo, Coleção Geral e Hemeroteca, continuarão fechadas durante esse período.
Leia também: Brasil Certifica 10 Mil Pontos e Pontões de Cultura: Um Marco Cultural
Fonte: odiariodorio.com.br
Leia também: Brasil Celebra a Certificação de 10 Mil Pontos de Cultura: Um Marco Importante
Fonte: agazetadorio.com.br
As bibliotecas de bairro e os Bosques de Leitura não estarão abertos ao público. No entanto, diversas Casas de Cultura espalhadas pela metrópole receberão visitantes nos dias mencionados. Dentre elas estão:
- Casa de Cultura Santo Amaro (Paço Cultural Júlio Guerra Casa Amarela)
- Casa da Imagem (antiga Casa n°1)
- Casa de Cultura Brasilândia
- Casa de Cultura Butantã
- Casa de Cultura Campo Limpo
- Casa de Cultura Cidade Ademar
- Casa de Cultura da Vila Guilherme (Casarão)
- Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue)
- Casa de Cultura Guaianases
- Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes – Espaço Cultural Casa da Fazenda)
- Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina)
- Casa de Cultura Itaim Paulista
- Casa de Cultura Itaquera (Raul Seixas – Parque Raul Seixas)
- Casa de Cultura M´Boi Mirim
- Casa de Cultura de Parelheiros
- Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso de Mendonça)
- Casa de Cultura São Mateus
- Casa de Cultura São Miguel Paulista (Antônio Marcos)
- Casa de Cultura São Rafael
- Casa de Cultura Tremembé
- Casa de Cultura do Ipiranga (Chico Science)
Além disso, a Casa do Bandeirante, Casa do Grito, Casa do Modernista, Casa do Sertanista (Casa do Caxingui) e Casa do Tatuapé estarão abertas das 9h às 17h durante esses dias.
Centros Culturais e Atrações ao Ar Livre
A maioria dos centros culturais da cidade estará fechada. Entre os que não funcionarão estão o Centro Cultural da Diversidade, o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso e o Centro Cultural da Penha, entre outros. O Centro da Memória do Circo e o Centro de Referência da Dança também não estarão acessíveis ao público.
A exceção fica por conta da Chácara Lane, que abrirá todos os dias das 9h às 17h. Já as escolas municipais ligadas à arte, como a Escola Municipal de Bailado, Iniciação Artística e Música, não estarão em funcionamento.
A recomendação da Fundação Teatro Municipal é que os interessados conferam a programação no site oficial para informações específicas sobre eventos durante este período.
A Hemeroteca estará disponível, mas apenas com agendamento prévio. Em relação às atrações culturais ao ar livre, o Parque Flávio Império funcionará com horários reduzidos, aberto apenas das 6h às 19h.
Por fim, a população é incentivada a explorar as opções disponíveis e aproveitar a diversidade cultural que a cidade tem a oferecer nos primeiros dias do ano.

