Prorrogação das Inscrições para a 6ª Teia Nacional
O Ministério da Cultura (MinC) anunciou, nesta sexta-feira (30), a prorrogação do prazo para inscrições no Edital de Programação da 6ª Teia Nacional Pontos de Cultura pela Justiça Climática. Agora, interessados de todo o Brasil poderão enviar suas propostas até as 23h59 deste domingo, 1º de fevereiro, através da plataforma Mapa da Cultura.
A prorrogação tem como objetivo ampliar a participação e assegurar uma diversidade regional no evento, que é reconhecido como o maior encontro da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). A 6ª Teia está programada para acontecer em Aracruz (ES), entre os dias 24 e 29 de março de 2026.
O edital contempla a seleção de 197 propostas, distribuídas em oito categorias. Além do suporte financeiro, que varia entre R$ 700,00 e R$ 2.500,00 mediante um Termo de Execução Cultural (TEC), tanto o MinC quanto o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) oferecerão toda a logística necessária aos selecionados, incluindo custeio de passagens (sejam aéreas, terrestres ou fluviais), hospedagem, alimentação e transporte local.
Balanço das Inscrições
Conforme o último balanço realizado na tarde de quarta-feira (28), foram contabilizadas 329 inscrições. No entanto, o levantamento revelou que vários estados ainda não apresentaram propostas em determinadas categorias.
O edital garante que, no mínimo, uma vaga por Unidade da Federação será oferecida em várias categorias, e duas para a Feira de Economia Criativa e Solidária.
A Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural reforçou o incentivo a Pontos e Pontões de Cultura, além de mestres e mestras, para que verifiquem as categorias com baixa adesão e realizem suas inscrições neste final de semana.
Categories with Low Engagement
A relação a seguir destaca as categorias e os estados que ainda precisam enviar propostas para garantir suas vagas:
- Feira de Economia Criativa e Solidária: Garante duas vagas por UF.
Estados sem inscrições: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.
Estados com apenas uma inscrição: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.
Outras Categorias
Artes Cênicas, Música e Manifestações Tradicionais: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Sergipe.
Vivências de Mestras e Mestres: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Paraná, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
Artes Visuais: Alagoas, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.
Audiovisual: Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Reflexão, Formação e Debate: Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.
Experiências do Bem Viver: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Sergipe.
Comunicação Colaborativa: Amapá, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
Serviço
Para mais informações sobre o edital e o processo de inscrição, acesse a plataforma Mapa da Cultura e fique atento às orientações do MinC.

