Discussões Cruciais para a Infraestrutura Energética de MS
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, do PP, desembarcará no Rio de Janeiro nesta quarta-feira, 28, à tarde para participar de uma reunião estratégica sobre a infraestrutura de transmissão de energia em seu estado. O encontro, agendado para as 14h, ocorrerá na sede do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e contará com a presença do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semadesc), Jaime Verruck, além de representantes da Bracell, que está em processo de licenciamento para sua fábrica de celulose localizada em Bataguassu.
De acordo com Jaime Verruck, a situação atual em Mato Grosso do Sul não é relacionada à falta de energia, mas sim à infraestrutura de transmissão, a qual está enfrentando um gargalo. “O estudo da EPE (Empresa de Planejamento Energético) aponta que as subestações de transmissão carecem de conectividade. Portanto, o estado está ampliando sua produção de energia, e urgentemente precisamos de investimentos nessa área”, comentou.
O setor industrial, especialmente as grandes fábricas de celulose e usinas de álcool de cana, gera energia em excesso durante suas operações. Uma quantidade significativa dessa energia não é aproveitada devido à insuficiência na infraestrutura de transmissão, que poderia facilitar a distribuição do excedente gerado.
O Governo do Estado já alertou a Secretaria de Energia do MME (Ministério de Minas e Energia) sobre esse gargalo e solicitou ações, como a inclusão de Mato Grosso do Sul nos próximos leilões de transmissão, que são organizados pelo ONS. Segundo Verruck, essa questão será um dos tópicos centrais da reunião.
“Nosso foco é entender quais são os planos de investimento que o ONS possui para os leilões de transmissão de energia. Sabemos que há um cronograma em andamento, mas ele é muito extenso para as necessidades atuais de Mato Grosso do Sul. Precisamos discutir a possibilidade de antecipar esses cronogramas para atender a alta demanda por energia que se apresenta no estado”, concluiu o secretário.

