Uma Celebração da Cultura Sergipana
O Governo de Sergipe, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), traz a 23ª edição do Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, que ocorrerá de 12 a 16 de janeiro, na cidade de Japaratuba. Com uma programação gratuita que se estende por cinco dias, o festival promete celebrar a dança, a música, as artes cênicas, o audiovisual e as manifestações da cultura popular sergipana na Praça Padre Caio Tavares.
Este festival é uma parte integrante do calendário cultural de Japaratuba, município que se destaca pela riqueza de suas tradições folclóricas, incluindo grupos de expressões populares como o Cacumbi. Nesta edição, o suporte do Governo de Sergipe reflete um avanço na política de interiorização cultural, buscando atender mais cidades do interior com investimentos voltados para as artes visuais e o audiovisual.
“Esse evento ilustra nosso compromisso com a descentralização das atividades culturais, permitindo que cheguemos com mais força às comunidades sergipanas”, observa Gustavo Paixão, presidente da Funcap. Esta iniciativa se une a outros projetos, como o “Cultura em Toda Parte”, implementado no último ano, que servem como base para a ampliação da presença do Estado em festivais no interior.
Homenagem a Jorge Natividade
Um dos pontos altos da programação será a inauguração da sala de exposição Jorge Natividade, que presta homenagem ao artista plástico conhecido como Biriba, natural de Japaratuba. Essa sala funcionará na antiga loja de artesanato, situada na Praça da Matriz, e será aberta no dia inaugural do festival, às 16h, antecedendo a programação do palco principal.
A sala de exposição contará com uma mostra especial dedicada a Arthur Bispo do Rosário, apresentando réplicas de obras criadas por moradores da cidade, sob a curadoria de Jane Junqueira. A visitação estará aberta das 9h às 12h e das 14h às 20h durante todo o evento.
“Realizar esta exposição em homenagem ao mestre Arthur Bispo do Rosário foi uma grande honra para mim como curadora. Ele era um gênio que, através de sua visão artística, soube transformar materiais do seu cotidiano em simbolismo profundo e repleto de narrativas, ressignificando sua vida. Através de suas obras, Arthur projetou Japaratuba para o mundo”, destaca a curadora Jane Junqueira.
Cinema a Céu Aberto
Nos dias 14 e 15 de janeiro, o festival também marcará a reabertura da sala de cinema Pedro da Cultura, localizada na Câmara Municipal de Japaratuba, um espaço que já acolheu o antigo cinema da cidade. Essa iniciativa é fruto de uma parceria entre a Funcap e a Secretaria de Cultura local.
Para Jadson Rocha, secretário adjunto de cultura de Japaratuba, essa colaboração é extremamente necessária. “A Funcap está contribuindo para a construção de um festival diversificado, que consiga alcançar diferentes públicos e impactar cada cidadão de maneira positiva, promovendo a nossa cultura. Japaratuba é reconhecida como um celeiro da cultura sergipana, e firmar parcerias robustas é essencial”, relata.
A sala de cinema exibirá 14 produções audiovisuais sergipanas que foram financiadas pela Lei Paulo Gustavo, uma política federal de incentivo à cultura. Os filmes apresentados nos turnos da manhã e tarde abordarão manifestações artísticas e tradições populares tanto de Japaratuba quanto de outras cidades do estado, valorizando a produção cinematográfica local.
Programação Cinematográfica do Festival
Os filmes programados para os dias 14 e 15 de janeiro incluem:
14 de janeiro
- 9h – Morena dos Olhos Pretos – Mani Filmes
- 10h40 – Clandestino – Rolimã Filmes
- 11h – Tototós Canoas do Rio Sergipe – Estúdio 3
- 14h – De tudo um pouco sabia costurar – Zenza Filmes
- 14h30 – Anarriê Floriô – Floriô
- 15h – Cacumbi – Pascoal Maynard
- 15h20 – Penitentes – Pascoal Maynard
15 de janeiro
- 9h – Lambe sujos x Caboclinhos – Pascoal Maynard
- 10h30 – SergipeSom: Em busca da identidade sergipana – Gonara Filmes
- 11h – Senhor dos Labirintos (Vídeo-Espetáculo Imbuaça) – Pascoal Maynard
- 14h – Clandestino – Rolimã Filmes
- 14h30 – Cacumbi – Pascoal Maynard
- 15h – Tototós Canoas do Rio Sergipe – Estúdio 3
- 15h20 – Anarriê – Floriô

