A Trajetória de Veloso no Cinema
Diretor de fotografia paulista, Adolpho Veloso, atualmente radicado em Lisboa, Portugal, tem ganhado destaque internacional com seu trabalho na produção ‘Sonhos de trem’, um filme da Netflix que já está disponível para streaming. Aos 37 anos, Veloso conquistou recentemente o Critics Choice Awards na categoria de melhor direção de fotografia, superando renomados profissionais como Michael Bauman e Claudio Miranda. Essa vitória, segundo o próprio Veloso, foi uma grata surpresa.
“O prêmio no Critics foi muito inesperado. Na verdade, ainda está difícil de acreditar. Eu não estava nada nervoso na premiação porque achava que tinha zero chances”, revelou Veloso em uma entrevista ao GLOBO. Ele compartilhou que, durante a cerimônia, teve a oportunidade de conhecer personalidades como Kleber e Wagner Moura, o que, para ele, já foi uma experiência gratificante. Ao ser anunciado o vencedor na sua categoria, ele não conteve a alegria e celebrou efusivamente: “Vai Brasil!”. Essa emoção foi ampliada quando sua vitória na fotografia foi anunciada, uma conquista que o deixou eufórico.
Indicações e Expectativas para o Oscar
Além do Critics Choice, Veloso também está na disputa pelo Film Independent Spirit Awards e figura entre os 16 pré-indicados ao Oscar de 2026. Especialistas do setor, como publicações respeitáveis como Hollywood Reporter e Variety, apontam que o brasileiro pode estar entre os cinco finalistas quando as indicações para o Oscar forem reveladas no próximo dia 22. Contudo, Veloso demonstra cautela.
“A última coisa que você pensa ao fazer um filme como ‘Sonhos de trem’, que é pequeno para os padrões de Hollywood, é receber esse tipo de reconhecimento”, comentou. Amigos têm alimentado as expectativas de uma indicação ao Oscar, algo que, segundo ele, tem sido uma fonte de diversão ao tentar manter as expectativas em nível razoável. “Se vier a indicação, será uma grande felicidade. Mas, para mim, essas novas experiências que estou vivendo já são mais do que especiais”, acrescentou.
O Processo Criativo em ‘Sonhos de Trem’
‘Sonhos de trem’, que é uma adaptação do livro homônimo de Denis Johnson, narra a história de Robert Grainer (interpretado por Joel Edgerton), um lenhador que se vê longe de sua família durante a construção de ferrovias nos Estados Unidos no início do século XX. Veloso compartilha que o maior desafio na direção de fotografia foi compreender o conceito da obra.
“Esse filme possui um aspecto quase de fábula, com a história sendo contada fora de ordem. Isso nos levou a trabalhar para capturar sentimentos de memória e fotografia familiar”, explicou. Veloso enfatizou a identificação que sentiu com a narrativa e o desejo de conectar o público à experiência emocional do personagem.
Formação e Contribuições no Cinema
Graduado em cinema em São Paulo, Veloso atuou em várias funções dentro da indústria cinematográfica antes de se especializar em direção de fotografia. Com um portfólio que abrange curtas, longas-metragens, documentários e publicidade, ele também é o responsável pela direção de fotografia em clipes de artistas renomados, como ‘Ameianoite’, de Pabllo Vittar e Gloria Groove e ‘Diamantes, lágrimas e rostos para esquecer’, de BK.
Reconhecido por suas contribuições no cinema internacional, Veloso não esquece suas raízes no Brasil, onde também deixou sua marca em produções como ‘Tungstênio’ (2018) e ‘Rodantes’ (2021). Com uma carreira em ascensão, Veloso se coloca como um dos principais nomes da nova geração de diretores de fotografia brasileiros, atraindo olhares e aplausos por sua dedicação e talento.

