A Hora da Verdade: Apuração no Sambódromo
A aguardada apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro ocorrerá nesta quarta-feira, dia 18, no icônico Sambódromo do Anhembi. Neste ano, 12 escolas de samba competem pela cobiçada coroa de campeã, e todos os olhares estarão voltados para a revelação dos resultados.
A apuração começará às 16h e será transmitida ao vivo pela TV Globo, permitindo que os fãs do carnaval acompanhem cada detalhe desse momento decisivo. As escolas serão avaliadas por critérios como bateria, harmonia, evolução, samba-enredo, além dos tradicionais quesitos de mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, alegoria, enredo e fantasia. Vale lembrar que a escola que acumular a maior pontuação se consagrará campeã do Carnaval 2026, enquanto a que tiver o pior desempenho será rebaixada do Grupo Especial para a Série Ouro em 2027.
Desfiles do Grupo Especial: Um Espetáculo de Cores e Temas
Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial começaram com grande estilo na noite de domingo, 15, trazendo à passarela nomes renomados como Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Estação Primeira de Mangueira. Cada escola teve 80 minutos para apresentar suas obras-primas, que exploraram temas variados, desde política até homenagens a artistas e à rica cultura afro-brasileira.
A Acadêmicos de Niterói, que fez sua estreia no Grupo Especial após conquistar o título da Série Ouro em 2025, trouxe o enredo intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, elaborado pelo carnavalesco Tiago Martins e o enredista Igor Ricardo. Em outra apresentação marcante, a Imperatriz Leopoldinense celebrou o cantor Ney Matogrosso com o enredo “Camaleônico”, destacando sua contribuição à música popular brasileira com sucessos memoráveis como “Sangue Latino” e “Metamorfose Ambulante”.
A Portela, terceira a se apresentar na madrugada do dia 16, desfilou com o samba-enredo “O mistério do príncipe do Bará – a oração do Negrinho e a ressurreição de sua coroa sob o céu aberto do Rio Grande”, retratando a história do Rio Grande do Sul. Já a Estação Primeira de Mangueira homenageou as tradições afro-indígenas da Amazônia com o enredo “Mestre Sacaca do Encanto Tucuju — O Guardião da Amazônia Negra”, apresentando a figura do grande curandeiro do Amapá, sob a direção de Sidnei França e os pesquisadores Sthefanye Paz e Felipe Tinoco.
Segunda Noite de Desfiles: Homenagens que Marcam a História
Na noite de segunda-feira, 16, e madrugada de terça, 17, a segunda noite de desfiles foi marcada por homenagens e atuações impactantes das escolas Beija-Flor e Unidos do Viradouro. Quatro escolas passaram pela Marquês de Sapucaí, com sambas-enredo que homenagearam a cantora Rita Lee e a escritora Carolina Maria de Jesus.
A Mocidade Independente de Padre Miguel abriu a noite com o samba-enredo “Rita Lee, A Padroeira da Liberdade”, assinado por Renato Lage. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem ao cachorro Orelha, representado ao lado de outros animais, relembrando a forte ligação de Rita Lee com a luta pelos direitos dos bichos.
A Beija-Flor, escola da Baixada Fluminense, trouxe à tona a rica história do candomblé de rua de Santo Amaro de Purificação, conhecido como Bembé do Mercado, sob a direção do carnavalesco João Vitor Araújo, que já havia levado a escola ao título em 2025. A Unidos do Viradouro também brilhou na Sapucaí, com a emocionante volta da rainha de bateria Juliana Paes, após 17 anos, para homenagear o Mestre Ciça, figura central do samba deste ano.
A Unidos da Tijuca, por sua vez, prestou tributo à escritora Carolina Maria de Jesus, destacando a relevância de sua obra no cenário da literatura brasileira. No último dia do Carnaval, ainda faltam quatro escolas que irão se apresentar no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, prometendo encerrar a festa com chave de ouro.
As agremiações que ainda entrarão na passarela entre a noite de terça e a madrugada de quarta são: Paraíso do Tuiuti (22h), Unidos de Vila Isabel (23h30), Acadêmicos do Grande Rio (1h) e Acadêmicos do Salgueiro (2h30). Preparem-se para mais um show de alegria e criatividade!

