Festa Anunciada para Fevereiro de 2026
O Carnaval de Joinville já tem suas datas confirmadas: nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2026, a cidade se transforma em um verdadeiro palco de festa. Na última quinta-feira (15/1), a Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ) e a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), revelaram a programação e as novidades para este ano.
Este ano, o evento será realizado um final de semana antes do calendário oficial, permitindo que os foliões aproveitem as festividades em Joinville antes de seguir para outras cidades da região. “Joinville reafirma seu pioneirismo em Santa Catarina. Com a realização do Carnaval uma semana antes, os amantes da festividade podem vir para cá e curtir um evento que é feito com muita paixão e dedicação”, enfatiza Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo.
O secretário também fez questão de mencionar a tradição do Carnaval na cidade, que possui registros desde o século XIX. “Mantemos a importância da festa com melhorias na infraestrutura e segurança, unindo esforços com as escolas de samba e blocos de rua”, destaca.
Retorno da Competição no Desfile das Escolas de Samba
A principal inovação para este ano é o retorno do Desfile das Escolas de Samba em formato competitivo, algo que não ocorria há dez anos. “Fizemos um edital para selecionar jurados a nível nacional. O desfile será avaliado por 18 jurados em dois módulos de avaliação, o que incentivará as escolas a se dedicarem ainda mais”, explica Gabriel de Paula, presidente da LIESJ.
O desfile acontecerá no dia 7 de fevereiro, na Avenida Beira Rio, e contará com a tradicional lavagem da avenida pelo Afoxé Omilodê, às 18h. As quatro escolas de samba que participarão do desfile são: Associação Recreativa Escola Fusão do Samba, Escola de Samba Príncipes do Samba, Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade e Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão. A concentração será na Avenida José Vieira e nas ruas Vargeão e Eduardo Krish.
Cada escola terá entre 50 e 60 minutos para realizar seu desfile. Além disso, todas devem contar com um mínimo de 300 componentes, 25 ritmistas e, no mínimo, dez baianas. Alegorias inéditas e uma comissão de frente composta por 10 a 15 integrantes também são obrigatórias. As notas serão atribuídas em quesitos como bateria, samba-enredo e harmonia, entre outros.
Sambas-Enredo Que Celebram a Cultura Local
Os sambas-enredo deste ano trazem temas que exaltam a ancestralidade e a memória joinvilense. A Associação Recreativa Escola Fusão do Samba homenageia os 50 anos do Joinville Esporte Clube com o samba-enredo “50 anos de Joinville Esporte Clube – meu tricolor na avenida!”. “Esperem surpresas e inovações incríveis no nosso carro alegórico”, promete Victor Lemes, diretor de Carnaval da escola.
A Escola de Samba Príncipes do Samba aborda a ancestralidade e a resistência com o samba “Baobá, a árvore sagrada: morada do tempo, saberes, memórias e resistência!”. “A proposta conecta a África ao Brasil e reflete a identidade da nossa comunidade”, aponta Deivison Garcia, diretor de Carnaval da escola.
O Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade, por sua vez, traz o samba “Do outro lado um rio de Carnaval”, que remete à história dos povos nativos da região. “Queremos destacar a força dos imigrantes, mas também a cultura que já existia antes da chegada deles”, afirma Rogério Souza Júnior, integrante da Comissão de Carnaval da Unidos pela Diversidade.
Fechando os destaques, o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Unidos do Caldeirão vai recordar os 90 anos do futebol amador na cidade com o samba “Glórias e conquistas – o voo da Fênix leva a várzea joinvilense para a avenida!”. “Estamos trazendo a essência do futebol amador e suas histórias para a folia”, revela Marili Narciza, presidente da Unidos do Caldeirão.
Para quem deseja se familiarizar com os sambas-enredo, as músicas podem ser ouvidas nas plataformas Spotify e Amazon Music, buscando o perfil da Liga das Escolas de Samba de Joinville.
Programação do Domingo com Atrações para Todos
No domingo, 8 de fevereiro, a cidade oferece o Carnaval da Família, com programação para adultos, crianças e até para pets. Às 10h, os blocos do Coletivo de Blocos de Rua se concentram na Praça da Bandeira, com uma mistura de ritmos que promete agitar os participantes. Às 14h30, eles seguirão para o Centreventos Cau Hansen, onde se juntarão às escolas de samba para uma festa que vai até as 21h.
Kika Salomão, coordenadora de Comunicação do Coletivo, convida a todos: “Já temos oito blocos confirmados e outros três na lista. Convidamos todos a se juntarem à folia, será uma grande festa!”.
No Expocentro Edmundo Doubrawa, o dia estará dedicado às crianças com um baile infantil cheio de brincadeiras e atrações, enquanto os pets serão celebrados na Pet Folia, que incluirá desfile e concurso de fantasias.
O Carnaval de Joinville é promovido pela Liga das Escolas de Samba de Joinville (LIESJ), com apoio da Prefeitura e da Fundação Catarinense de Cultura do Governo de Santa Catarina.

