O Pulsar do Carnaval Carioca
O Carnaval no Rio de Janeiro é, sem dúvida, a festa mais esperada do ano para turistas e moradores. Com megablocos espalhados pelas ruas e os grandiosos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, a cidade se transforma em um verdadeiro espetáculo. Conforme levantamento inicial do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro, os dados revelam que 73,91% dos leitos já estão ocupados, evidenciando a alta demanda turística.
A Riotur, entidade responsável pela promoção do turismo, projeta que mais de 6 milhões de foliões irão animar as festividades, gerando um impacto de R$ 5,7 bilhões na economia local. Neste ano, estima-se que 460 blocos desfilam por toda a capital fluminense, enquanto a segurança está reforçada com a atuação de mais de 1,1 mil agentes da Secretaria de Ordem Pública, da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Ensaios Técnicos: A Prévia do Grande Desfile
Antes do grande momento dos desfiles, a energia do Carnaval já está presente nos bairros do Rio de Janeiro. Os ensaios das escolas de samba, realizados nas quadras e no sambódromo, criam uma atmosfera vibrante, reunindo sambistas, turistas e amantes da cultura carioca. Os ensaios técnicos, que ocorrem de forma gratuita, simulam as condições reais dos desfiles, proporcionando uma oportunidade única para vivenciar a emoção de perto.
Os ensaios técnicos, agendados entre 14 e 18 de maio, prometem três fins de semana consecutivos de muita animação. Esta prévia dos desfiles oficiais ocorrerá entre o final de janeiro e início de fevereiro, com a participação das agremiações da Série Ouro e do Grupo Especial. As datas já foram anunciadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e serão realizadas no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Datas e Horários dos Ensaios Técnicos
Os ensaios técnicos ocorrerão de 30 de janeiro a 8 de fevereiro, aos sábados e domingos, com entrada gratuita. Este formato inovador garante um tempo mínimo de desfile de 70 minutos, permitindo que o público sinta toda a emoção e a beleza das apresentações das escolas de samba.
Confira a programação dos ensaios:
- Sexta-feira (30/1)
21h – Acadêmicos de Niterói
Mocidade Independente de Padre Miguel
Estação Primeira de Mangueira
Unidos da Tijuca - Sábado (31/1)
18h – Escolas de Samba Mirins (3 agremiações) – abertura dos ensaios técnicos
20h – Unidos de Vila Isabel
Acadêmicos do Salgueiro
Paraíso do Tuiuti
Portela - Domingo (1/2)
17h30 – Escolas de Samba Mirins (3 agremiações)
19h – Unidos do Viradouro
Imperatriz Leopoldinense
Acadêmicos do Grande Rio
Beija-Flor de Nilópolis - Sexta-feira (6/2)
21h – Acadêmicos de Niterói
Mocidade Independente de Padre Miguel
Estação Primeira de Mangueira
Unidos da Tijuca - Sábado (7/2)
18h – Lavagem da Passarela
Em seguida: Unidos de Vila Isabel
Acadêmicos do Salgueiro
Paraíso do Tuiuti
Portela - Domingo (8/2)
18h – Escolas de Samba Mirins (2 agremiações)
19h – Unidos do Viradouro
Imperatriz Leopoldinense
Acadêmicos do Grande Rio
Beija-Flor de Nilópolis
Desfiles Oficiais e Megablocos
Após os ensaios, chega a hora dos desfiles oficiais na Avenida Marquês de Sapucaí. No domingo (15/2), a festa contará com a participação das agremiações Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira. Na segunda-feira (16/2), será a vez da Mocidade Independente de Padre Miguel, Beija-Flor, Viradouro e Unidos da Tijuca, enquanto na terça-feira (17/2), desfilam Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro.
O Carnaval de rua também promete agitar a cidade com blocos para todos os gostos. O Circuito Preta Gil, por exemplo, terá início no dia 24 de janeiro com o Bloco Chá da Alice, seguido por outros grandes nomes para embalar a folia. De acordo com o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, a integração de diversos órgãos públicos garante a segurança e organização durante os eventos, permitindo que o Carnaval carioca continue a ser um dos maiores do mundo.

