Forças Americanas Realizam Ataques em Larga Escala na Síria
Os Estados Unidos, em parceria com forças aliadas, efetivaram uma série de ataques de grande magnitude contra o grupo jihadista Estado Islâmico na Síria. Essa ofensiva é uma resposta a um ataque anterior em dezembro, que resultou na morte de três cidadãos americanos na região, segundo informações do Comando Central Militar dos EUA (Centcom).
Até o momento, não foram divulgadas estatísticas de feridos ou mortos na nova ação. O recente ataque, realizado nesta quinta-feira, faz parte de uma operação iniciada em 19 de dezembro do ano passado, em resposta ao incidente do dia 13 de dezembro, que culminou com a morte de dois soldados e um intérprete civil dos EUA.
O comunicado do Centcom destacou que a ofensiva abrangeu diversas áreas na Síria. “Estamos comprometidos em eliminar o terrorismo islâmico que ameaça nossos combatentes, prevenir ataques futuros e proteger nossos aliados na região”, afirmaram os representantes do comando militar americano.
A operação visou ao menos 35 locais, utilizando mais de 90 munições de precisão, além da participação de mais de 20 aeronaves, incluindo F-15Es, A-10s, AC-130Js, MQ-9s e F-16s jordanianos, conforme relatado por um oficial à CBS News.
Em uma postagem no X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, expressou: “Jamais esqueceremos e nunca cederemos”. Ele reforçou a mensagem de que qualquer ataque contra as forças americanas será respondido com rigor, prometendo que os responsáveis serão encontrados e punidos, onde quer que estejam.

