Iniciativa da Fundação Laço Rosa
A Fundação Laço Rosa anunciou a disponibilização de 3 mil mamografias gratuitas durante a campanha Outubro Rosa de 2025. Com o lema “O Laço que nos une é o autocuidado”, a ação tem como objetivo facilitar o diagnóstico precoce do câncer de mama, abrangendo não apenas o Rio de Janeiro, mas também outras localidades do Brasil.
Os exames serão realizados em um caminhão mamógrafo adaptado, que começará sua jornada pelo Rio de Janeiro, seguindo depois para São Paulo. No Rio, as primeiras paradas do caminhão serão no Estádio do Maracanã e na Praça Saens Peña, além de shoppings que apoiam a iniciativa.
Leia também: Cruzeiro do Sul Inicia Campanha Outubro Rosa com Mamografias e Dança
Fonte: acreverdade.com.br
A ação conta com o respaldo da Secretaria de Estado da Mulher e da Secretaria Estadual de Saúde, garantindo que a oferta de mamografias chegue a um número maior de mulheres.
Como se inscrever para os exames
Mulheres a partir dos 40 anos que não tenham feito um exame de mamografia nos últimos 12 meses, além de pacientes mais jovens que tenham recomendação médica, poderão agendar seu exame gratuito através do site da Fundação Laço Rosa.
Programação Especial do Outubro Rosa
Leia também: Mamografia Sem Agendamento: Hospital da Mulher de Alagoas Oferece Exames Durante Outubro Rosa
Fonte: alagoasinforma.com.br
A programação da campanha inclui uma variedade de eventos voltados para a mobilização e o bem-estar:
- Quarta (1º): Cerimônia de abertura para convidados, com a presença da madrinha Lilia Cabral;
- De sexta (2) a 10 de outubro: Caminhão mamógrafo estará em locais como Maracanã, Praça Saens Peña e shoppings parceiros;
- Sábado (3): Aula de ioga voltada para pacientes oncológicas na Praia Vermelha, a partir das 6h, seguida da apresentação de embaixadores digitais no Copacabana Palace;
- A partir de 11 de outubro: O caminhão mamógrafo seguirá para São Paulo, com datas e locais a serem confirmados.
A relevância do diagnóstico precoce
Leia também: Força-tarefa de reconstrução mamária eleva a autoestima de mulheres que passaram por mastectomia
Fonte: olhardanoticia.com.br
O câncer de mama tem apresentado um aumento no número de diagnósticos entre mulheres mais jovens. Para além da oferta de mamografias, a campanha pretende contar com influenciadores digitais que estimulem a participação das pacientes, uma vez que o medo e o absenteísmo em relação aos exames ainda são desafios a serem superados.
De acordo com dados da Fundação, a taxa de cura do câncer de mama pode chegar a 95% quando a doença é detectada precocemente. O Observatório da Oncologia destaca que o tratamento se torna significativamente mais caro quando a condição é identificada em estágios avançados.
“Estamos prestes a completar 15 anos de atuação da Laço Rosa e é extremamente gratificante trazer à realidade, com apoio do setor privado, um projeto audacioso que resulta na doação de mais de 3 mil exames. É um claro exemplo de como a responsabilidade social pode gerar um impacto positivo”, declara Marcelle Medeiros, presidente da Laço Rosa.
Durante o período da campanha, a entidade também lançará uma campanha de crowdfunding com o objetivo de financiar novos exames para 2026 e garantir a continuidade do caminhão em circulação.