Encontro Literário com Scholastique Mukasonga
A escritora ruandense Scholastique Mukasonga, reconhecida como uma das mais influentes vozes da literatura africana contemporânea, será a próxima convidada do Clube de Leitura CCBB. O evento está agendado para a próxima quarta-feira, dia 8 de outubro, às 17h30, na Biblioteca do Centro Cultural Banco do Brasil, situado na Rua Primeiro de Março, 66, no Rio de Janeiro. A mediação do encontro ficará a cargo da curadora Suzana Vargas e do poeta Ramon Nunes Mello, com a entrada sendo totalmente gratuita.
Em 2023, Mukasonga foi homenageada na Fliaraxá, reforçando sua importância no cenário literário. Autora de obras traduzidas para mais de 20 idiomas, ela é amplamente conhecida por abordar as cicatrizes deixadas pelo genocídio de Ruanda, que ceifou a vida de muitos de seus familiares em 1994. O debate do Clube de Leitura focará no livro ‘A mulher de pés descalços’ (Nós), que foi escolhido pelo público através de uma votação no Instagram. Nesta obra, Mukasonga presta uma sincera homenagem à sua mãe, Stefania, e revela as dores e as resistências enfrentadas pelas mulheres tutsis em meio à violação étnica.
Leia também: Scholastique Mukasonga é a Próxima Convidada do Clube de Leitura CCBB em Outubro
Fonte: agazetadorio.com.br
Segundo Suzana Vargas, a presença de Mukasonga no evento é uma oportunidade de “revelar uma outra África, desta vez a francófona, destacando a relevância das mulheres em contextos de sobrevivência e invisibilidade”. Além disso, a autora está finalizando seu novo romance, ‘Julienne’, que aborda a história de sua irmã, que foi vítima do genocídio, com lançamento previsto para 2026.
O registro em vídeo do encontro com Mukasonga será disponibilizado na íntegra no canal do YouTube do Banco do Brasil após o evento. O projeto do Clube de Leitura é uma iniciativa que se estenderá até dezembro de 2025, com encontros presenciais sendo realizados na segunda quarta-feira de cada mês. Entre os próximos autores convidados estão Luiz Antonio Simas e Monja Coen. Também está programada uma sessão extra em novembro, que celebrará os 500 anos de Camões.