Uma Celebração de Vida e Bem-Estar
No último domingo (27), Cabo Frio, através da Secretaria da Melhor Idade, realizou a 4ª edição da Caminhada Avós em Ação. O local escolhido para o encontro foi a Praça dos Quiosques, situada na Praia do Forte, onde uma multidão de idosos se reuniu, trazendo seus netos para celebrar os laços de carinho, saúde e afeto que conectam as gerações.
Leia também: Tragédia em Cabo Frio: Julgamento Internacional das Mortes de 96 Bebês Quase 30 Anos Depois
A iniciativa, que contou com a colaboração do Grupo de Apoio ao Idoso de Cabo Frio (GAI), teve como principal meta promover saúde e bem-estar entre os participantes, incentivando a inclusão social. Todos esses fatores são essenciais para melhorar a autonomia, capacidade funcional e a qualidade de vida dos idosos.
O professor de alongamento do GAI, Arildo Friciano, enfatizou a importância das atividades físicas para garantir uma vida longa e saudável. “A caminhada não só oferece benefícios físicos, mas também atua como um impulso para a comunidade, enfatizando que o cuidar de si e do outro caminham lado a lado”, disse ele, refletindo sobre a essência do evento.
Leia também: Tragédia em Cabo Frio: Julgamento Internacional das Mortes de 96 Bebês Quase 30 Anos Depois
Antes de iniciar a caminhada, os participantes tiveram a oportunidade de participar de uma animada aula de dança e alongamento, realizaram aferição da pressão arterial e desfrutaram de um café da manhã nutritivo, repleto de frutas e sucos. Mais de 100 idosos estavam presentes, prontos para vivenciar uma manhã de alegria e saúde.
Entre os participantes, Marlene Nunes, de 72 anos, fez sua estreia na caminhada acompanhada de seus netos, de 5 e 10 anos. Emocionada, ela comentou: “Os avós são símbolos de amor, carinho e acolhimento na vida de quem tem a sorte de conviver com eles.”
O evento foi idealizado para unir avós, netos e filhos em um ambiente alegre e descontraído, visando fortalecer laços familiares e criar novas memórias que perdurarão ao longo do tempo. Durante o trajeto da caminhada, que se estendeu da Praça dos Quiosques pela orla da Praia do Forte, a secretária da Melhor Idade, Camila Saraiva, realçou a relevância da atividade física para a saúde dos idosos. “Temos o compromisso de incentivar um estilo de vida ativo entre os participantes, pois isso não apenas melhora a qualidade de vida, mas também promove a saúde mental e emocional,” concluiu Camila, sublinhando os benefícios que vão além do físico.