Silêncio Polêmico no Documentário
No recente lançamento dos episódios finais de “Taylor Swift: The End of an Era”, a série que revela os bastidores da aclamada The Eras Tour, uma ferida ainda aberta entre os fãs brasileiros foi reaberta. Disponível no Disney+, a produção encerra sua narrativa sem mencionar a morte de Ana Clara Benevides Machado, que faleceu após passar mal durante um show da cantora no Rio de Janeiro, em novembro de 2023.
Nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), os swifties brasileiros expressaram sua indignação diante do silêncio do documentário. Muitos esperavam pelo menos uma homenagem discreta, como uma dedicatória no final da série. Outros, no entanto, mostraram-se decepcionados com o tom da produção, que, segundo alguns, pareceu excessivamente cuidadosa ao tratar de temas sensíveis.
A Tragédia de Ana Clara Benevides
A jovem Ana Clara, de apenas 23 anos e estudante de psicologia, faleceu devido a exaustão térmica em meio a uma onda de calor extremo, que elevou as temperaturas a mais de 40 °C, durante a apresentação da artista no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. Um laudo pericial divulgado na época apontou que Ana teve uma parada cardiorrespiratória após exposição prolongada ao calor, foi socorrida, mas não resistiu.
Em uma demonstração de empatia, Taylor Swift se manifestou em suas redes sociais na ocasião, afirmando estar devastada pela perda. Dias depois, a cantora se encontrou de forma privada com a família de Ana Clara em São Paulo, o que gerou debates sobre a condução do caso pela produtora responsável pelo evento, a T4F, que também recebeu críticas na época.
Expectativa e Realidade
Apesar da expectativa dos fãs, o novo documentário não aborda esse trágico episódio. É importante destacar que “The End of an Era” começou a ser gravado apenas em 2024, durante a etapa europeia da turnê, e não inclui eventos de 2023. Contudo, a série não deixou de abordar outros momentos delicados, como a ameaça terrorista que resultou no cancelamento de três shows em Viena, na Áustria, os únicos cancelamentos da turnê, o que pode ter acentuado a percepção de uma diferença no tratamento de situações sensíveis.
O episódio final da série também não traz homenagens. Em vez disso, oferece uma linha do tempo com marcos recentes da carreira de Taylor, como o término oficial da The Eras Tour, que contou com 149 shows em 21 países; a aquisição dos direitos de seu catálogo musical; o anúncio de seu noivado com Travis Kelce; e o lançamento de seu 12º álbum de estúdio, “The Life of a Showgirl”.
Rumores e Esclarecimentos
Com a repercussão negativa, surgiram rumores de que a família de Ana Clara teria solicitado que o episódio não fosse incluído no documentário. Contudo, essa informação foi desmentida por Daniele Menin, amiga que acompanhava Ana no show. Em suas redes sociais, Daniele afirmou que nunca houve contato da equipe de Taylor Swift com a família sobre a possibilidade de tratar do assunto na série e pediu que parassem a disseminação de informações falsas.
A série “Taylor Swift: The End of an Era” foi lançada no Disney+ em três partes: os episódios 1 e 2 foram disponibilizados em 12 de dezembro, os episódios 3 e 4 em 19 de dezembro e os capítulos finais em 23 de dezembro de 2025.

