Oportunidade para Artistas e Produtores Culturais
O Sesc RJ acaba de anunciar a abertura da 6ª edição do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar. Este projeto visa selecionar propostas culturais de diversas partes do Brasil para integrar sua programação nos anos de 2027 e início de 2028. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 20 de março, sendo realizadas através do site www.sescrio.org.br/pulsar, onde os interessados podem acessar o edital completo e seus anexos.
Com um investimento total de R$ 36 milhões, o edital contempla sete linguagens artísticas: Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Teatro, Literatura e Música. Os projetos selecionados farão parte da programação regular das unidades do Sesc no estado e também de iniciativas estratégicas da instituição, ampliando o acesso à cultura para a população.
Cada proponente pode inscrever até três projetos, embora apenas um por categoria possa ser selecionado. Os projetos são abertos a qualquer empresa ou Microempreendedor Individual (MEI) legalmente constituído no Brasil, oferecendo um grande leque de oportunidades para quem atua no setor cultural. Para facilitar a inscrição, há um caderno específico para cada linguagem, orientando os proponentes sobre os procedimentos a serem seguidos.
Na edição anterior, o edital teve uma receptividade expressiva, recebendo quase 5 mil inscrições de todo o Brasil e selecionando 329 projetos, que resultaram em mais de 2 mil apresentações em 24 unidades do Sesc RJ e em espaços parceiros. Com isso, mais de 1 milhão de pessoas foram impactadas pela vasta e diversificada programação cultural.
O Edital Pulsar foi criado em 2021 como uma resposta ao impacto que a pandemia de Covid-19 teve sobre o setor cultural, e desde então se consolidou como uma das principais iniciativas de fomento à cultura no estado do Rio de Janeiro. O presidente do Sesc RJ, Antônio Florencio de Queiroz Junior, enfatizou a importância do edital: “A próxima edição do Edital Pulsar reforça nossa convicção de que a cultura é essencial para o desenvolvimento social. Seguimos investindo em projetos que dialogam com o presente e ampliam o acesso da população a experiências culturais significativas. Ao investir de forma consistente na produção cultural, o Sesc RJ contribui para o fortalecimento do setor conectando artistas de diferentes regiões do país aos nossos espaços e aos mais diversos públicos”.

