Início do Mundial de Clubes de Vôlei Feminino
O Mundial de Clubes de Vôlei Feminino tem início nesta terça-feira (9) em São Paulo, com a participação de dois times brasileiros entre os oito adversários: Praia Clube, de Minas Gerais, e Osasco, de São Paulo. O Praia Clube, atual campeão sul-americano, será o primeiro a entrar em quadra no Ginásio Pacaembu, onde enfrenta o Zamalek, do Egito, às 10h (horário de Brasília) pelo Grupo B. Logo mais, às 20h30, será a vez do Osasco, campeão da Superliga 2024/25, que disputará sua partida contra o Alianza Lima, do Peru, que faz sua estreia no torneio, no Grupo A. Os fãs poderão acompanhar todos os jogos ao vivo pela VBTV, plataforma de streaming da Federação Internacional de Vôlei.
Concorrentes Internacionais e Estrutura do Torneio
Além do Brasil, a Itália também se destaca na competição com dois clubes: o Conegliano, atual campeão, que conta com a ponteira da seleção, Gabi Guimarães, e o Scandicci, que participa pela primeira vez. Complementam a lista de competidores o Zhetysu, do Cazaquistão, e o Orlando Valkyries, dos Estados Unidos.
No formato de disputa, cada um dos quatro times de cada grupo jogará contra os outros em um turno único. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais, que estão agendadas para o dia 13 de dezembro. A grande final ocorrerá no dia 14 de dezembro, um domingo, às 16h30.
As Expectativas dos Clubes Brasileiros
O Osasco, que busca seu segundo título mundial — o primeiro foi em 2012 —, entra na disputa com grandes expectativas. Por outro lado, o Praia Clube sonha em conquistar o título pela primeira vez em sua história. O club mineiro já participou do torneio seis vezes e obteve a quarta posição em três ocasiões. O Brasil, por sua vez, já foi campeão com outras duas equipes: Sadia (1991) e Sorocaba (1994).
Grupos e Programação do Torneio
Os grupos foram divididos da seguinte forma:
- CHAVE A
- Osasco
- Zhetysu (Cazaquistão)
- Scandicci (Itália)
- Alianza Lima (Peru)
- CHAVE B
- Conegliano (Itália)
- Praia Clube
- Zamalek (Egito)
- Orlando Valkyries (EUA)
A programação de jogos para esta semana está repleta de confrontos empolgantes:
Terça-feira (9)
- 10h – Praia Clube x Zamalek
- 13h30 – Conegliano x Orlando
- 17h – Zhetysu x Scandicci
- 20h30 – Osasco x Alianza Lima
Quarta-feira (10)
- 10h – Praia Clube x Orlando
- 13h30 – Zhetysu x Alianza
- 17h – Conegliano x Zamalek
- 20h30 – Osasco x Scandicci
Quinta-feira (11)
- 10h – Zamalek x Orlando
- 13h30 – Conegliano x Praia Clube
- 17h – Scandicci x Alianza
- 20h30 – Osasco x Zhetysu
Sexta-feira (13)
- 13h – semifinal 1
- 16h30 – semifinal 2
Sábado (14)
- 13h – disputa por medalha de bronze
- 16h30 – decisão do título
O Mundial de Clubes de Vôlei se promete ser uma competição eletrizante, e todos os olhares estarão voltados para as equipes brasileiras, que buscam honrar a rica tradição do Brasil no vôlei feminino.

