A Jovem que Encanta o Mundo do Skate
A brasileira Rayssa Leal, que é beneficiária do Bolsa Atleta na categoria Pódio, fez história neste domingo (7) ao conquistar seu tetracampeonato na Street League Skateboarding (SLS). O evento, realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, atraiu cerca de 10.000 espectadores e destacou mais uma vez o talento da jovem de apenas 17 anos, que superou quatro competidoras japonesas, incluindo três medalhistas olímpicas. Com este triunfo, a ‘Fadinha’ solidifica ainda mais sua posição entre as maiores skatistas do mundo.
A final da SLS contou com grandes nomes do skate internacional, como a campeã olímpica Coco Yoshizawa, a vice-campeã Liz Akama, a medalhista de bronze Yuna Nakayama e a campeã mundial Yumeka Oda. A presença da australiana Chloe Covell no evento elevou ainda mais o nível técnico da competição.
Desafios e Superação na Competição
Mesmo enfrentando uma entorse no tornozelo e tendo sofrido quedas durante os treinos, Rayssa demonstrou uma consistência impressionante ao longo de todas as rodadas. Ela começou a competição com uma nota de 8,3, estabelecendo-se na liderança desde os primeiros momentos. Após garantir uma nota de 7,5 no corrimão redondo, Rayssa continuou a brilhar, registrando 8,7 na terceira rodada e ampliando sua vantagem com um 8,1 na penúltima passagem.
As quedas de Oda e Covell na rodada final foram decisivas para a consagração do título da brasileira, que chegou à última manobra já como campeã da SLS 2025. A relevância do evento aumentou ainda mais após o cancelamento do Campeonato Mundial de 2025, fazendo desta final a principal competição internacional da temporada.
Bolsa Atleta: Um Apoio Fundamental
Rayssa Leal faz parte da categoria Pódio do Bolsa Atleta, a faixa mais alta do programa do governo brasileiro que apoia atletas que estão entre os 20 melhores do mundo em esportes olímpicos e paralímpicos. Criado em 2005, o Bolsa Atleta é considerado o maior programa de patrocínio direto a atletas do mundo, oferecendo suporte financeiro mensal para que os esportistas possam se dedicar integralmente a treinos e competições, impulsionando o desenvolvimento do alto rendimento no país.
A Indicação ao Prêmio de Melhor Atleta do Ano
A ‘Fadinha’ também foi escolhida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) como a melhor atleta do ano no skateboarding e está entre as finalistas ao Prêmio Brasil Olímpico na categoria Melhor Atleta do Ano. O vencedor será anunciado na próxima quinta-feira (11) durante a cerimônia de gala do esporte brasileiro, que ocorrerá na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

