Resultados Atraem Atenção em um Cenário de Desafios
O Brasil presenciou uma queda de 0,4% no volume de serviços prestados de novembro para dezembro de 2025, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa variação negativa interrompe uma série de nove meses com resultados positivos e um período de estabilidade. Os dados foram apresentados na Pesquisa Mensal de Serviços nesta quinta-feira.
Com essa diminuição, o setor de serviços encontra-se 0,4% abaixo do recorde histórico alcançado em novembro de 2025, mas 19,6% acima do nível verificado antes da pandemia, em fevereiro de 2020. Quando analisados os resultados por segmento, três das cinco áreas avaliaram negativamente, com o setor de transportes liderando as quedas significativas.
Rodrigo Lobo, gerente da pesquisa, explica que “a principal pressão negativa está concentrada no setor de transporte, que sofreu um recuo de 3,1% devido à redução das receitas nos transportes rodoviários e ferroviários de carga, além da logística de transporte e do transporte aéreo de passageiros”. Por outro lado, os serviços de informação e comunicação conseguiram avançar 1,7%, impulsionados pela demanda por tecnologia da informação e pela edição integrada à impressão de livros.
Apesar da queda em dezembro, o setor de serviços conseguiu fechar o ano de 2025 em alta. No comparativo entre janeiro e dezembro de 2025 com o mesmo período de 2024, o setor registrou um crescimento de 2,8%. Essa é a quinta vez consecutiva que o setor apresenta resultados positivos, acumulando um impressionante ganho de 31% entre 2021 e 2025, refletindo uma recuperação robusta no cenário pós-pandemia.

