Crescimento expressivo de visitantes internacionais
No último carnaval, o Brasil recebeu aproximadamente 300 mil turistas estrangeiros, marcando um recorde histórico segundo informações do governo. Esse número representa cerca de 30% de toda a movimentação internacional que normalmente ocorre em um mês, concentrando-se em apenas sete dias de festividades. Além disso, houve um crescimento significativo de 17% em comparação com o carnaval de 2025, demonstrando a crescente atratividade do evento.
A Embratur, agência de promoção do turismo brasileiro, revelou que o Rio de Janeiro foi o principal destino, recebendo 110 mil desses visitantes. Isso equivale a 36% de todos os turistas internacionais que escolheram o Brasil para aproveitar o carnaval, evidenciando a importância da cidade como um polo turístico durante a celebração.
“Estamos colhendo os frutos de uma política ativa de promoção do Brasil no exterior. O carnaval é a nossa maior vitrine cultural e hoje ele se consolida também como um motor estratégico de geração de receitas, empregos e desenvolvimento. O mundo voltou a escolher o Brasil”, afirmou o diretor da Embratur, Freixo, destacando o impacto positivo do evento na economia nacional e sua relevância no cenário internacional.
Esse aumento no número de turistas também reflete iniciativas que têm sido adotadas para melhorar a infraestrutura turística do país, além de campanhas de marketing que destacam a riqueza cultural e as belezas naturais do Brasil. À medida que o mundo se recupera após os desafios impostos pela pandemia, o carnaval brasileiro se reafirma como um marco não apenas para o setor turístico, mas também para a promoção da cultura brasileira globalmente.

