Demanda Aumenta para a UFPel
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) observou um crescimento notável de 17,7% na procura por suas vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026, em comparação ao ano anterior. No total, foram registradas mais de 20,2 mil inscrições para aproximadamente 2,9 mil vagas. O período de inscrição se encerrou no dia 23 de janeiro, marcando uma fase crucial para muitos estudantes.
A divulgação da lista com os nomes dos candidatos que conseguiram vaga na chamada regular está programada para esta terça-feira (10), e será disponibilizada na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). Já a primeira chamada da lista de espera, com o intuito de preencher vagas para os dois semestres letivos de 2026, será divulgada na sexta-feira (13).
Os Cursos Mais Procurados
Os cursos mais almejados pelos candidatos neste ano incluem Medicina, Psicologia, Direito, Medicina Veterinária, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Enfermagem e Educação Física, disponíveis tanto no período noturno quanto integral. Dentre os 92 cursos de graduação oferecidos pela UFPel em 2026, a relação ficou em 6,98 candidaturas para cada vaga, evidenciando a forte concorrência.
Um dado interessante é que a maioria dos candidatos, mais de 16,1 mil, é residente no Rio Grande do Sul. Ademais, as inscrições realizadas com base na política de ações afirmativas representaram 58% do total, evidenciando o compromisso da universidade com a inclusão e diversidade.
Uso das Notas do Enem para Inscrições
Os estudantes puderam utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de uma das três edições mais recentes (2025, 2024 e 2023) para efetuar suas inscrições no Sisu. Isso facilitou o processo de seleção e ampliou as possibilidades para os candidatos, que puderam optar pela melhor nota obtida.
Mudança no Processo Seletivo para o Segundo Semestre
A UFPel implementará uma nova abordagem para o ingresso de estudantes no segundo semestre letivo. A partir de 2026, a seleção para 15 cursos não será mais realizada através do Sisu. As vagas continuarão disponíveis e serão preenchidas com base na nota do Enem, porém, por meio de um processo seletivo próprio intitulado ‘Nota do Enem’.
Os cursos afetados por essa mudança incluem Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Design, Enfermagem, Gastronomia, Medicina, Medicina Veterinária, Meteorologia, Nutrição, Odontologia, Química Forense, Terapia Ocupacional e Zootecnia. Ao todo, esses cursos somam 531 vagas para o segundo semestre, trazendo uma nova dinâmica para o ingresso na instituição.

