Acordo Estratégico Fortalece a Indústria Mineral
A Vale, gigante brasileira do setor mineral, estabeleceu um acordo significativo com a Adani Ports e a NMDC (National Mineral Development Corporation) que promete revolucionar o complexo de minério de ferro na Índia. O entendimento, conforme anunciado pelas empresas, abrange uma ampla gama de atividades, desde o desenvolvimento até a gestão do ecossistema necessário para a mistura, agregação de valor e comercialização do minério. Isso representa um impulso considerável para a cadeia de exportação na região, posicionando-a de forma mais competitiva no mercado global.
O CEO da Vale, Gustavo Pimenta, destacou em sua conta no LinkedIn que a estratégia da empresa na Índia vai além da mera exportação de minério. “Estamos determinados a apoiar a siderurgia indiana de forma mais eficiente, minimizando as emissões. Vemos um grande potencial em estabelecer centros de blendagem no país, onde podemos combinar nosso minério de alta qualidade com a produção local, criando soluções personalizadas para nossos parceiros”, afirmou Pimenta.
Ampliação da Capacidade do Porto de Gangavaram
Com o avanço desse ambicioso projeto, a expectativa é que a capacidade total do Porto de Gangavaram seja ampliada para impressionantes 75 milhões de toneladas de minério de ferro. Essa transformação não só posicionará o porto como um polo de exportação de commodities, mas também elevará a competitividade marítima da Índia em um cenário global cada vez mais desafiador.
Além disso, o acordo prevê a construção de instalações de atracação e manuseio de carga totalmente mecanizadas. Uma inovação significativa será a implementação de um sistema de gestão de pátio que otimizará os processos de descarga e carregamento. Com essas melhorias, Gangavaram se tornará o primeiro porto na Índia com capacidade para receber os navios Valemax, os maiores transportadores de minério do mundo, que têm capacidade para carregar até 400 mil toneladas.
Compromisso com o Combate à Pobreza
No último sábado, durante um evento em Nova Délhi, a Vale também firmou uma parceria estratégica com a Tata Consultancy Services (TCS), uma das líderes globais em serviços de TI. Juntos, eles assinaram um Memorando de Entendimentos (MOU) com o intuito de abordar questões de pobreza extrema e promover o desenvolvimento social por meio da inclusão digital e da capacitação de jovens.
Os envolvidos na assinatura do MOU incluem Gustavo Pimenta, a Vice-Presidente de Sustentabilidade da Vale, Grazielle Parenti, e Bruno Rocha, Country Head da TCS Brasil. O CEO Global da TCS, K. Krithivasan, também esteve presente. O acordo prevê três frentes principais de atuação, sendo a mais relevante o fortalecimento do programa “Juntos Contra a Pobreza”, que visa apoiar a saída de 500 mil pessoas da extrema pobreza no Brasil.
Cooperação Brasil-Índia em Iniciativas Sociais
As outras áreas de colaboração abordadas no MOU incluem a troca de experiências e metodologias entre Brasil e Índia, focando no combate à pobreza. Além disso, a parceria busca desenvolver iniciativas de capacitação, formar competências e gerar emprego. Os programas de formação profissional serão realizados em Marabá, Pará, em colaboração com o Instituto Federal do Pará e a Estação Conhecimento, da Fundação Vale. Essa abordagem integradaara aspectos econômicos e sociais, visando um crescimento sustentável e inclusivo.

