Datas Essenciais para o Retorno das Atividades em MS
Após o recesso de fim de ano, as atividades institucionais em Mato Grosso do Sul começam a ser retomadas gradualmente. No Judiciário, o atendimento ao público e o expediente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, além dos fóruns, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública, voltam a funcionar no dia 7 de janeiro. É importante ressaltar que as intimações realizadas durante a suspensão das atividades passam a ter validade no primeiro dia útil após esse retorno. Essa diretriz também se aplica à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal.
Por outro lado, o Executivo volta às suas atividades de maneira um pouco mais antecipada. As repartições dos governos federal, estadual e municipal reabrem para atendimento normal no dia 2 de janeiro, já restabelecendo os serviços administrativos. Uma exceção a esse retorno é a prefeitura de Campo Grande, cujo site do IPTU está em manutenção técnica e só deve voltar a funcionar na segunda-feira, dia 5 de janeiro.
Calendário do Legislativo e da Educação
No que se refere ao Legislativo, o calendário é um pouco diferente. A Câmara Municipal de Campo Grande e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul têm a previsão de iniciar suas atividades em 3 de fevereiro, data em que ocorre a primeira sessão ordinária do ano. Nessa ocasião, os debates e votações em plenário estarão de volta.
O ciclo de retomada das atividades se completa com as escolas. Na rede municipal de Campo Grande, as aulas estão programadas para começar no dia 5 de fevereiro. Já na rede estadual, o retorno dos estudantes será no dia 9. É interessante notar que, logo na sequência, haverá o feriado de Carnaval, programado para os dias 16, 17 e 18 de fevereiro, o que marca um novo recomeço no calendário escolar, apenas após esse intervalo festivo.
É fundamental estar atento às datas de retorno, tanto no âmbito educacional quanto nos serviços públicos, para que a população possa se organizar da melhor forma possível. Confira abaixo as datas importantes:
- Executivo: 2 de janeiro
- Judiciário: 7 de janeiro de 2026
- Legislativo: 3 de fevereiro
- Rede Municipal de Ensino: 5 de fevereiro
- Rede Estadual: 9 de fevereiro

