Iniciativa de Conscientização sobre Água
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Mogi das Cruzes lançou o agendamento para escolas participarem do programa Semae de Portas Abertas 2026. Esta iniciativa visa proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio uma experiência educativa sobre a importância do uso consciente da água, bem como a responsabilidade ambiental e o funcionamento da autarquia.
O programa é direcionado a estudantes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental, abrangendo instituições públicas e privadas localizadas em Mogi das Cruzes. A partir de fevereiro, as visitas serão realizadas às terças e quintas-feiras, com início às 8h45. Cada visita terá uma duração aproximada de 45 minutos e comportará até 25 estudantes por turma.
Os responsáveis pelas escolas interessadas em agendar as visitas podem entrar em contato pelo telefone 4798-6392, que atende na Divisão de Meio Ambiente do Semae, em dias úteis das 8h às 17h, ou ainda por e-mail, através do endereço visitas@semae.sp.gov.br.
De acordo com José Luiz Furtado, diretor-geral do Semae, “o Semae de Portas Abertas é uma ferramenta essencial para estimular os jovens a adotarem práticas conscientes no consumo de água. O conhecimento adquirido durante as visitas é compartilhado pelos estudantes com suas famílias, algo de vital importância em tempos de crise hídrica, onde cada gota faz diferença”.
O programa também ressalta o papel fundamental do rio Tietê e outros mananciais da região no abastecimento público, conforme mencionado por Furtado.
No ano passado, o programa recebeu 34 grupos de 17 escolas, totalizando 837 alunos. Também foram promovidas visitas para públicos específicos, como duas para estudantes da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), uma para o público geral em celebração ao Dia Mundial da Água, e outra dirigida a alunos do Centro Universitário Braz Cubas.
O Semae de Portas Abertas é coordenado pela Divisão de Meio Ambiente, em conjunto com o Departamento Técnico do Semae e o Departamento de Água. O programa não apenas destaca a importância do uso responsável da água, mas também detalha os conceitos de saneamento básico e os processos que compõem o sistema de abastecimento, que vão desde a captação até a distribuição nas residências e estabelecimentos da cidade.
Essa iniciativa representa um elo significativo entre a autarquia e o ambiente escolar, pois os estudantes se tornam multiplicadores de conhecimento. Assim, levam para suas casas o que aprenderam, engajando pais, irmãos e colegas em conversas sobre a importância dos recursos hídricos. Isso contribui para a educação das novas gerações, formando cidadãos mais conscientes e responsáveis.

